• Ricardo Veras

13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado começou nesta quinta-feira

13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado começou nesta quinta-feira


O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foi aberto oficialmente no final da manhã desta quinta-feira, dia 2. Com rígidos protocolos de biossegurança, o evento é o primeiro em formato presencial a ser realizado em Gramado desde que foi declarada a pandemia no Brasil, em março de 2020. O circuito gastronômico, que vai até 12 de setembro, das 11h às 23h, reúne 12 restaurantes na charmosa rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro.

Em sua 13ª edição, estão participando o Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo Churrascaria, Fondue e A La Carte, Le Chantilly Crepes e Waffles, Candido’s Pizza Gourmet, Cantina Di Capo, Wasla Burger, Narō Culinária Japonesa, Casa Di Pietro Restaurante, Malbec Restaurante, Josephina, Cantibello e Caracol Chocolates. O circuito gastronômico oferece pratos salgados e doces. Os salgados custam R$ 30 e os doces R$ 20.

Além de receitas deliciosas, um variado cardápio de bebidas é oferecido pela Abrasel Hortênsias. Chopes, cervejas, vinhos, espumantes e refrigerantes estão entre as opções para compor a harmonização ideal. O executivo da Abrasel, Alberto Ecker Luchi, explica que a proposta de unificar o bar atende aos protocolos sanitários. “Para termos mais espaço, optamos por um bar único, oferecendo uma variedade de chopes, cervejas, vinhos e espumantes. É uma alegria para a Abrasel iniciar a retomada dos eventos. É o primeiro festival gastronômico do Brasil a ser realizado de forma presencial que temos conhecimento”, diz Alberto.

Para a presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela organização do festival, Rosa Helena Volk, o começo da retomada dos eventos é fundamental para a economia de Gramado, que depende 86% do turismo. “É um momento importante. Tivemos a Páscoa em Gramado em formato virtual, o Gramado In Concert em formato híbrido e o Festival de Cinema que atingiu 1,5 milhões de espectadores. Agora, fizemos as adaptações necessárias para trazer o Festival de Cultura e Gastronomia, que é um evento muito querido pela comunidade gramadense, de volta para a rua Pedro Benetti”, comemora Rosa Helena, que também agradeceu aos patrocinadores por viabilizar o evento.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que a pandemia vive um momento de maior controle, mas pondera que é fundamental respeitar os protocolos sanitários. “Vivemos um novo momento, de retomada dos eventos. É importante manter todos aqueles protocolos que temos mais do que decorados, mas que precisamos praticar diariamente. O festival valoriza a nossa gastronomia e realça a qualidade dos nossos restaurantes”, conclui Tissot.

Crédito: Cleiton Thiele/Divulgação