• Ricardo Veras

A história do Rio Grande do Sul é abordada em projeto cultural de Pepeu Gonçalves

A história do Rio Grande do Sul é abordada em projeto cultural de Pepeu Gonçalves


Mais um projeto cultural financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Gramado por meio do edital Retomada Cultural, teve início nessa semana. Trata-se do “A história cantada – de Sepé a Quintana”, desenvolvido pelo artista e produtor cultural Pepeu Gonçalves.

Por meio de uma palestra show, o artista aborda cinco temas distintos: Sepé Tyarajú, Os Tropeiros, Os Gaúchos e a Política, A Mulher Gaúcha, e o Poeta Mário Quintana. As apresentações acontecem em duas escolas localizadas na zona rural de Gramado, Padre Scholl no Carahá e João Benetti Sobrinho na Linha Nova.

Durante a explanação de cada tema, existe interação entre os músicos e o “palestrante”, que conduz o assunto até o início do tema musical que dá ênfase ao tema explanado.

O projeto acontece sob a batuta musical de Pepeu Gonçalves e pedagógica da Professora Débora Macedo de maneira interativa e objetiva.

Retomada Cultural

Oito projetos foram selecionados pelo edital Retomada Cultural, proposto ainda em 2021 pela Secretaria da Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural com recursos oriundos de emendas impositivas dos vereadores Professor Daniel, Rosi Ecker Schmitt, Renan Sartori e da ex-vereadora Manu da Costa.

Cada projeto recebeu R$ 8 mil reais para viabilização. Foram aprovados projetos nas áreas de literatura, música, patrimônio e artes visuais.