• Ricardo Veras

A webserie documental Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro estreia hoje(22)



A webserie documental Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro estreia hoje(22), às 18h, com o episódio “O couro na cultura pampeana”. A guasqueria é um patrimônio imaterial. Transformar o couro - essência do pampa, em aperos e apetrechos, é uma arte. Através do projeto audiovisual os pelotenses Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, espraiam o resultado de suas pesquisas de usos e costumes da cultura gaúcha para o mundo virtual. O trabalho desenvolvido há duas décadas pelo casal foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.


Para convidar o público a viajar nas origens deste secular ofício a websérie documental será dividida em dez episódios, apresentados no YouTube. “Nosso objetivo é levar o ofício da guasqueria a novos públicos, contando um pouco desta longa história e demonstrando as técnicas através da internet”, destaca Fernanda. Os episódios traçam a trajetória da presença do couro na cultura pampeana, passando pelo surgimento do ofício de guasqueiro, as ferramentas utilizadas, peças específicas e todos os detalhes da arte em couro cru no apero crioulo. “Estamos falando de uma das primeiras e mais tradicionais manifestações artísticas do sul do Brasil, atividade que fez parte da formação da identidade do povo que hoje é chamado gentilicamente de gaúcho”, complementa Rodrigo.

As gravações ocorreram em Gramado e os vídeos terão legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, em Gramado - local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas à formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.

Serviço:

Projeto: Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro

Estreia HOJE (22), às 18h com o episódio “O couro na cultura pampeana”.

Inscreva-se e acompanhe os episódios no canal do projeto no You Tube:

https://www.youtube.com/channel/UCSB9kkAi9ZY_P2vApL0qCuw