• Ricardo Veras

Amanhã é o prazo final para pagar IPTU com desconto de até 15%

Amanhã é o prazo final para pagar IPTU com desconto de até 15%



Amanhã (25), é o prazo final para pagar IPTU na primeira opção da cota única, com desconto de 15% para quem não tem dívida ou parcelamento de dívida e 10% para quem tem parcelamentos ou dívidas ativas. A segunda opção da cota única será em 15 de março, com 5% de desconto em qualquer situação (com ou sem dívidas). Na mesma data será o vencimento da primeira parcela de um total de dez prestações, para quem optar pelo pagamento a prazo, com vencimentos de março a dezembro.

Neste ano a Secretaria da Fazenda inovou em relação a estrutura do carnê de pagamentos. Objetivando economia de papel, menor custo na impressão gráfica e também economia nos custos de postagem, foram enviados pelo correio apenas três boletos, sendo as duas opções de cota única e a primeira guia do parcelamento. O contribuinte deverá escolher apenas um dos boletos, na modalidade que lhe for conveniente efetuar o pagamento.

O IPTU 2022 está com correção de 10,74% em relação a 2021, relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. A taxa de lixo orgânico e seco segue a tabela de frequência em que o serviço de recolhimento é prestado em cada rua, estabelecida no Código Tributário do Município, e é cobrada apenas dos imóveis prediais.

A taxa de lixo verde e resíduos sólidos é cobrada dos terrenos urbanos pela área territorial, pelo serviço posto a disposição no recolhimento de podas, gramas, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, restos de madeiras e todo resíduo não recolhido na coleta orgânica e seletiva. Os valores também seguem a tabela vigente no Código tributário Municipal.

Como acessar o boleto do IPTU online?

Para poder emitir os carnês de cobrança, a população deverá acessar o site: www.gramado.rs.gov.br. Basta clicar no link informado, rolar o site até a opção “Emissão Guias IPTU” selecionar a função: “Emitir a guia de pagamento de IPTU” e informar o código do imóvel, CPF ou CNPJ do proprietário. O procedimento é simples e pode ser feito em menos de 10 minutos. Uma vez gerada a guia, o contribuinte pode salvá-la em seu computador ou imprimir caso deseje pagar em alguma instituição bancária física.

Dúvidas sobre seu carnê?

A Secretaria da Fazenda está à disposição para eventuais dúvidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Também através dos telefones: 3286-0235 e 3286-0232, além do WhatsApp: 9 9900-0658 e 9 8401-7751 e e-mail: imobiliario@gramado.rs.gov.br.

Crédito: Ascom/PMG