Ricardo Veras
Apesar da variante Delta, número de recuperados é três vezes maior que o de novos casos
Apesar da confirmação da variante Delta, número de recuperados é três vezes maior que o de novos casos
A Secretaria da Saúde do Estado confirmou nesta segunda-feira (19), através de amostras enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, a primeira variante Delta do coronavírus (Covid-19), em Gramado. Apesar da descoberta, a Prefeitura registrou nesta segunda-feira, por meio do boletim epidemiológico emitido pelo Centro de Operações de Emergência (COE), número de recuperados três vezes maior que o de novos casos da doença. Foram confirmados 12 novos casos e 36 moradores recuperados.
Desde o início da pandemia, Gramado realizou 42.296 testes, seja em farmácias, laboratórios particulares ou no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), um dos motivos pela descoberta das variantes P1 e Delta. Dos 8.789 casos confirmados, 8.601 estão recuperados, 55 estão em tratamento sendo 48 em isolamento domiciliar e 7 hospitalizados, 68 ainda aguardam os resultados dos exames e 133 mortes.
Dos 7 pacientes com confirmação para doença internados no Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), cinco estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid-19) e dois na enfermaria especializada. Outros dois moradores estão na UTI e um em leito clínico aguardando os resultados dos exames. Há também cinco pacientes não residentes internados em Gramado, todos na UTI. Dos 18 leitos de UTI disponíveis, 12 estão ocupados, o que representa 66,66% da taxa de ocupação somente com casos de Covid-19.
Acesse o Boletim Epidemiológico no link:
O secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen e a enfermeira da Vigilância em Saúde, Ellen Regina Pedroso explicam os motivos que levaram a descoberta da variante, as medidas que estão sendo adotadas e o reflexo nos números do boletim epidemiológico e internações no Hospital Arcanjo São Miguel:
Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado
コメント