top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Apresentada a 32ª Festa da Colônia de Gramado, uma festa de total integraçãoA 32ª Festa da Colônia

Apresentada a 32ª Festa da Colônia de Gramado, uma festa de total integração



A 32ª Festa da Colônia de Gramado foi apresentada oficialmente em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (03) no Parque Olivas de Gramado. O evento acontece de 27 de abril a 14 de maio, no complexo do Expogramado, em Gramado e celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município.

O ex-prefeito de Gramado e anfitrião do evento, Pedro Henrique Bertolucci, proprietário do Olivas Gramado, destacou o início da Festa da Colônia em 1985 e a importância do evento para os produtores rurais. “Nossa ideia era fazer a Festa em cada localidade, iniciando na Linha Bonita, porém não atendeu às nossas expectativas fazendo a gente repensar e levar os festejos para o Centro. O objetivo da Festa da Colônia é incentivar a valorização de nossas raízes através da música, cultura e gastronomia. O propósito é fomentar o enriquecimento de uma comunidade, além de oportunizar aos nossos agricultores uma nova maneira de sustento das propriedades rurais gerando qualidade de vida a todos”, disse.

Para o secretário de Agricultura de Gramado, Rafael Ronsoni, a Festa da Colônia se tornou uma importante ferramenta para que os agricultores permanecessem no meio rural. “Com a Festa da Colônia os jovens que estavam abandonando o campo para trabalhar na cidade estão retornando e desenvolvendo as propriedades rurais através das agroindústrias. Antes tínhamos 68 agroindústrias legalizadas, agora são mais de 100”, comemorou. O titular da pasta também revelou que a partir da 32º edição a Festa ganhará uma brizoleta, as antigas escolas eram constituídas de uma ou duas salas de aula e um pequeno espaço para o preparo da merenda.

Já a presidente da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, que promove a Festa, Rosa Helena Pereira Volk, estava eufórica na realização de mais um evento. “Sinto um enorme orgulho. Estamos realizando a Páscoa em Gramado e já estamos aqui realizando o lançamento da 32º Festa da Colônia. Nossa cidade apresenta as suas potencialidades evidenciando a importância dos colonos e o contexto rural nos dias atuais. A partir do dia 27 de abril nossa população e visitantes terão um destino certo, os pavilhões do Expogramado. Esperamos contar com a presença de nossa população e também de nossos visitantes aproveitando muita música, dança, cultura e gastronomia”, disse a dirigente.

Durante seu discurso, o prefeito Nestor Tissot enalteceu o trabalho realizado pelos agricultores. “Nossa Festa da Colônia exemplifica a nossa história quando imigrantes portugueses, alemães e italianos iniciaram a colonização de Gramado com muito trabalho, dedicação e perseverança transformaram a cidade. Temos a certeza que assim como em edições anteriores os festejos terão uma grande importância para nossos colonos, nossos moradores e visitantes. Estamos ansiosos para o início do maior evento cultural de Gramado”, disse.

Confira o que terá na Festa da Colônia em sua 32ª edição.

Em Gramado, a relação entre colonos, moradores e turistas tornaram-se mais próxima em janeiro de 1985, quando ocorreu a primeira edição da Festa da Colônia de Gramado, no antigo ginásio de esportes da Prefeitura (ficava em anexo ao atual prédio da municipalidade). O evento ocorreu de 5 a 13 de janeiro, sendo parte da programação da 11ª Festa das Hortênsias. As primeiras edições foram de dois em dois anos, chegando em 2023 à 32ª edição.

O evento deste ano, que inicia dia 27 de abril e vai até 14 de maio, terá 18 dias de duração, funcionando diariamente das 10h às 22h no complexo do Expogramado. Não abrirá somente nas quartas-feiras, 3 e 10 de maio, e o acesso e estacionamento é gratuito.

Feira de Produtos

A força das agroindústrias do município poderá ser conferida na Feira de Produtos, onde serão comercializadas compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias, vinhos, cervejas e artesanato rural.

Corte da Festa

A Rainha e Princesas da Festa da Colônia são uma atração à parte. Circulam pela Festa, fazem fotos com os visitantes e mostram uma simpatia que cativa a todos. São elas: a Rainha Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo, e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo.

Festa dos Espantalhos

Os espantalhos serão decorados ao longo da Avenida Borges de Medeiros, transformando-se numa atração divertida e muito peculiar. Nas lavouras, este tipo de peça é utilizado para espantar os pássaros das plantações. Este concurso possibilita que as empresas locais participem, deixando seus bonecos estilizados, contribuindo para o embelezamento do evento e expondo também a sua marca. O vencedor receberá um Espantalho de Cristal, da Cristais de Gramado. A decoração dos espantalhos acontece dia 29 de abril, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais.

Bandinhas e Grupos Folclóricos

No Palco Principal, que fica em frente aos Biers, ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Neste ano a Festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical nacional. Super Banda Choppão, Brilha Som, Portal da Serra, La Montanara e Banda Real são alguns nomes que estarão no evento.

Escolinha Rural

A escola oferecerá oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. Haverá também uma contação de históricas com ludicidade e encantamento da narrativa de um lindo encontro com brincadeiras de crianças que moravam em uma colônia gramadense. Tudo isso estruturado em uma Brizoleta transferida da Serra Grande, interior de Gramado, para um espaço nobre na Festa. Este espaço tradicional também será palco de visitas guiadas, e será uma oportunidade para vivenciar as culturas dos descendentes de alemães, italianos e portugueses.

Desafios da Colônia

Serão momentos de brincadeiras onde os alunos de teatro do Programa de Artes Pedro Henrique Bertolucci orientados pela educadora artística, Miriam Torres, promoverão competições lúdicas e convidarão os visitantes da Festa da Colônia a vivenciarem junto com seus familiares essas competições interativas.

Será uma verdadeira invasão de famílias de imigrantes que irá tomar conta da Festa da Colônia de Gramado para desafiar o público a sentir na pele todo trabalho por trás de cada gostosura deliciada nesta festa tão regional e genuinamente gramadense.

Museu das Etnias

Um espaço para reunir as três etnias que formaram a região de Gramado. Um espaço para conhecerem nossos antepassados, nossos descendentes, com a participação de alemães, italianos e portugueses.

Desfile de Carretas

A carreta puxada por bois é um equipamento característico nas propriedades rurais, tanto para locomoção como para transporte de produtos. Durante a Festa da Colônia, as diversas localidades do interior decoram carretas com elementos próprios da colônia, como produtos típicos, utensílios e equipamentos usados na atividade rural.

O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 6 e 13 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre o Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. Estarão participando mais de 25 carretas decoradas.

Jogos Rurais

Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

Fornos de Barro

Em fornos de barro, famílias do interior produzirão, diariamente, cucas, pães, biscoitos, apfelstrudel (bolo de maçã) e o pãozinho com linguiça. Este espaço deverá reunir seis famílias de diversas localidades do interior de Gramado.

Café da Colônia, o Caffeehaus

O autêntico café da colônia será servido em um espaço que lembra uma casa no interior. Será atendido pela Família Wolf, da Linha Gambelo.

Bier Platz

O tradicional bolinho de batata, pastéis, batata e aipim fritos, estão entre as iguarias que serão oferecidos no Bier Platz, que promete mais uma vez ser um ponto de encontro na Festa da Colônia. O chopp é um dos acompanhamentos tradicionais.

Cozinhas da Oma e da Nonna

As culinárias alemã e italiana estarão presentes nas cozinhas da Oma e da Nonna. Nesta edição, elas retornam com o fogão campeiro e serão atendidas por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com mais de 100 expositores.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução. A apresentação é do Ministério da Cultura contando com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Brahma – beba com moderação e Sicredi Pioneira 120 anos. O apoio é da Orquídea Alimentos, Juntos para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, FARSUL, SENAR e SEBRAE e Adylnet nossa melhor conexão é com você. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio institucional: EMATER/RS. Agente Cultural: AM Produções.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.

Serviço:

32ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 27 de abril a 14 de maio de 2023.

Fechado nas quartas, dias 03 e 10 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Fotos: Cleiton Thiele

Mais fotos Soberanas em

http://www.cleitonthiele.com/festadacolonia/soberanas/

Mais fotos do lançamento da Festa em

http://www.cleitonthiele.com/festadacolonia/lancamento/

Credito Cleiton Thiele

________________

AS BOLSAS E ACESSÓRIOS DA VICTORIA GLORIOUS AGREGAM PERSONALIDADE AO SEU ESTILO



A Victoria Glorious é uma loja de bolsas e acessórios focada em atender os clientes mais exigentes e com atendimento diferenciado.


Rua Madre Verônica,181 - Loja 03 - Centro - Gramado/RS


_________________________

ATENÇÃO REGIÃO DAS HORTÊNSIAS!

Olha o recado que tenho para você.



Estamos aqui para evitar que você perca seu patrimônio.

Não está conseguindo pagar as parcelas do financiamento do seu carro, moto ou caminhão? Esse recado é para você!

Manda um OK para nosso Whatsapp 05499126 9857


https://www.facebook.com/NoticiasVGGramado/videos/607662264260703


https://www.facebook.com/NoticiasVGGramado/videos/1254689158789211


https://www.facebook.com/NoticiasVGGramado/videos/1166702327351983


https://www.facebook.com/NoticiasVGGramado/videos/1094772441200865







コメント


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page