• Ricardo Veras

Artesanato Rural expõem seus produtos na 30ª Festa da Colônia

Artesanato Rural expõem seus produtos na 30ª Festa da Colônia



A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em parceria com a Emater/Ascar, está promovendo a Feira de Artesanato Rural junto à 30ª edição da Festa da Colônia, que ocorre no Expogramado até o dia 12 de outubro.

A feira iniciou em 2013 com o principal objetivo de buscar mulheres do meio rural do município e incentivá-las na produção de artesanatos com os insumos plantados, e desta forma gerar uma renda extra para as famílias. Mas além de gerar renda, os ganhos estão também no ciclo de amizades, autonomia e aprendizados, fazendo assim as mulheres se fortalecerem em um todo.

Os insumos utilizados atualmente são basicamente o porongo, palha de milho, palha de trigo, bucha vegetal e plantas e flores em forma de chás. “Ainda, neste contexto rural, podemos trazer as habilidades manuais como a costura, tricô, crochê como forma de manter as mais tradicionais e antigas formas de renda entre as mulheres”, disse a secretária Vera Simão.

O Artesanato Rural pode ser visitado durante o período da Festa da Colônia no Expogramado, de 23 de setembro a 12 de outubro. A Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil, reforça que, os interessados em participar dos cursos podem entrar em contato através dos telefones (54) 3286-3620 Centro de Referência da Assistência Social, da Vila Verde, ou (54) 3286-1148 Centro de Referência da Assistência Social, da Várzea Grande.

Credito: Ascom/Prefeitura de Gramado