• Ricardo Veras

Assistência Social promove pesquisa sobre a qualidade de vida dos idosos

Assistência Social promove pesquisa sobre a qualidade de vida dos idosos


Acontecerá no próximo sábado (26), das 9h às 11h30, no auditório da Prefeitura de Gramado, uma atividade comunitária da pesquisa denominada “Gramado: cidade para todas as idades”. O objetivo dessa iniciativa é entender onde Gramado está hoje situada quando se trata de ser uma cidade amiga do idoso. Na ocasião, serão abordados os aspectos que podem ser melhorados e desenvolvidas ações para proporcionar mais oportunidades às pessoas idosas. Toda a comunidade gramadense está convidada a participar.

Está ação está conectada a um movimento global da Organização Mundial da Saúde, a qual considera que uma cidade amiga do idoso é aquela que estimula o envelhecimento ativo oferecendo oportunidades para saúde, participação e segurança, aumentando a qualidade de vida das pessoas à medida que elas envelhecem.

Entre os objetivos da pesquisa, estão a criação de ações que permitem que as pessoas idosas envelheçam com dignidade e autonomia, a promoção do envelhecimento saudável através de políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas e o oferecimento de oportunidades para que pessoas idosas possam crescer e se desenvolver como indivíduos, contribuindo para a comunidade.

A pesquisa será promovida pela Secretaria da Cidadania e Assistência Social com parceria do Conselho Municipal do Idoso o Centro Internacional da Longevidade Brasil, a CPFL Energia-RGE e a Universidade de Caxias do sul.

Crédito: Ascom/PMG