top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Biblioteca Cyro Martins promove encontro entre clubes literários no encerramento do calendário 2023

Biblioteca Cyro Martins promove encontro entre clubes literários no encerramento do calendário 2023



A Biblioteca Cyro Martins promoverá, nesta quarta-feira (20/12), um encontro entre a tradicional Roda de Leitura e o Clube de Literatura Fantástica. O evento será aberto ao público e terá início às 18h30.

O encontro marca o encerramento do calendário de atividades da Biblioteca em 2023, que foi um dos mais intensos da história da instituição. Ao longo do ano, foram realizadas mais de sessenta atividades culturais, entre saraus, palestras, exposições, sessões de cinema, cafezinhos literários, encontros de RPG e os já tradicionais encontros literários promovidos pela casa.

Na ocasião, os participantes dos dois clubes literários terão a oportunidade de realizar a leitura conjunta de um grande clássico da literatura mundial, o qual será revelado apenas no próprio encontro.

“A Roda de Leitura e o Clube de Literatura Fantástica nasceram com propósitos bastante distintos. Enquanto a Roda é composta majoritariamente por um público mais maduro, bem experimentado à literatura densa, com senso crítico afinadíssimo e afeito à leituras com mais profundidade, o Clube é composto por um público mais jovem, adepto de segmentos da chamada literatura de entretenimento, mas nem por isso menores em termos de densidade ou profundidade. Ambas são complementares, tal como a própria literatura”, assinalam Claudia Mezalira e Fernando Fisch, servidores da Biblioteca Cyro Martins e coordenadores, respectivamente, da Roda de leitura e do Clube de Literatura Fantástica.

A dinâmica do Clube de Literatura Fantástica prevê que a leitura do mês seja revelada apenas no próprio encontro, para que os participantes possam lê-lo na presença dos demais. “Esta dinâmica de 'mistério e revelação' presente no formato do Clube favorece demais o desenvolvimento de aspectos da socialização e da própria oralidade entre os participantes, tornando os debates na sequência das leituras extremamente produtivos”, aponta o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

“É visível que, em cada encontro, os participantes levam para casa não apenas uma experiência única de leitura, como também uma bela bagagem de vivência, empatia e visão de mundo compartilhada pelos demais participantes”, finaliza.

Crédito: Ascom/PMG

Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page