top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Conheça quem são os homenageados para Vereador Emérito, Desportista, Trabalhador Modelo e Empresário Destaque

Conheça quem são os homenageados para Vereador Emérito, Desportista, Trabalhador Modelo e Empresário Destaque

Sessão solene de entrega dos títulos acontecerá na próxima terça-feira, dia 25


A 13ª Semana Legislativa, que aconteceria em maio, foi adiada para semana que vem após os eventos climáticos. As entregas de homenagens acontecerão na terça e quarta-feira, nos dias 25 e 26 de junho. Haverá sessão solene em ambos os dias: na terça-feira, dia 25, acontece a entrega do título de Vereador Emérito para Sérgio Broilo, entrega do título de Desportista Gramadense para Renan Wiltgen, e o título de Trabalhador Modelo para Luciana Edinger. O título de Empresário Destaque para Eduardo Zorzanello será entregue na sessão ordinária do dia 8 de julho, em virtude da agenda do homenageado.

As escolhas de Vereador Emérito e Desportista aconteceram por meio da indicação da Mesa Diretora, da Trabalhadora Modelo através do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado (SINTRAHG), e do Empresário pelo Sindtur Hortênsias.


Vereador Emérito - Sérgio Luiz Broilo

Desde cedo trabalhou com sua família na agricultura e também na ferraria com seu pai. Aos 12 anos passou a morar na casa do tio, na cidade. Estudava à noite e durante o dia trabalhava no Café Cacique. Vendia jornais na rua, pois o tio era agente do Correio do Povo e da Folha da Tarde. Posteriormente, o tio comprou a Padaria Cacique e passou a trabalhar de padeiro, permanecendo nesta função por quase três anos. Depois entregou pão na cidade por 11 anos.

Em 79 voltou para o lugar de origem, a Serra Grande. "Em 1988, fui morar em Biguaçu, (SC), onde montei a minha panificadora, atuando nesta atividade por quase nove anos", conta. Quando retornou a Gramado deu os primeiros passos para a vida pública.

Em 1996, começou a trabalhar na padaria do Mineiro e após seis meses foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Planejamento e de Obras, na administração do ex-prefeito Nelson Dinnebier, onde atuou até o ano de 2000. “Antes de me transferir para Santa Catarina, já era membro ativo do MDB, desde 1978, a convite do ex-prefeito Nelson Dinnebier e meu compadre Alcindo Bazzan. Nas eleições de 1982, lancei a minha candidatura ao cargo de vereador e com muita vontade de trabalhar por Gramado, fiz uma campanha honesta e conquistei a confiança dos meus eleitores que me levaram à vitória com 508 votos, sendo o mais votado da bancada do MDB e o segundo mais votado do pleito”, relembra. Durante a gestão de seis anos, de 1983 a 1988, apresentou projetos e proposições, como também indicações. “Fiz valer a função fiscalizatória do Poder Legislativo, sendo um vereador atuante”, declara Broilo.

Em 2000, voltou a concorrer a uma vaga à vereança e foi eleito com 757 votos. Foi membro da Comissão de Orçamento e Finanças e da Comissão de Pareceres Gerais, líder da bancada do PMDB na época.

Cursou Administração na Unisinos, em São Leopoldo, e mais tarde se transferiu para a faculdade de Taquara, na Faccat. Atualmente é presidente na Cooperativa Gramado Colonial. É filho de Euzébio Broilo (in memoriam) e Luiza Libardi Broilo (in memoriam) e tem dois filhos: Luiz Roberto e Patrícia Luíza.


Desportista Gramadense - Renan Sergio Wiltgen

Renan tem 35 anos, é atleta de corrida de rua e natural de Gramado. Começou a participar de corridas de rua no dia 1° de maio de 2004 quando morava em Dois Irmãos, onde sem conhecer a modalidade na primeira prova ficou em 5° lugar. Mas foi no ano de 2007, já em Gramado, que começou a se dedicar com frequência aos treinamentos e participando de corridas de rua pelo Estado. Entre idas e vindas até o ano de 2016 foram diversas participações e amigos conquistados nesta jornada. Em 2019 retornou de vez ao atletismo, e neste mesmo ano venceu 10 provas, um recorde até então.

A chegada da pandemia fez com que se dedicasse mais ainda. No ano de 2023 competiu em algumas provas em Santa Catarina e em Brasília, onde inclusive venceu uma corrida.

Também ajudou na criação do Circuito Municipal de Corridas junto à Secretaria de Esportes e há alguns anos atrás participou de um projeto social no contraturno escolar. Até o momento são 327 competições disputadas, sendo que em 45 oportunidades foi campeão geral de alguma prova, e em cerca de 200 entre os cinco primeiros. Entre seus próximos objetivos está voltar à tradicional São Silvestre. “Sempre foi e será um orgulho levar a bandeira de Gramado para todos os cantos do Brasil”, relata Renan.


Trabalhador Modelo - Luciana Edinger

A gramadense Luciana Edinger é filha de Alcino Edinger e Arcelinda gebert Edinger (ambos in memoriam). É a terceira de quatro irmãos e tem uma filha: Ana Laura Edinger, de 19 anos. Lu, como é chamada, é formada em Técnico de Contabilidade, mas nunca exerceu a profissão. Seu primeiro emprego foi de babá, depois atendente de padaria e sorveteria, vendedora em loja de couros e auxiliar de lavadeira, este último antecedeu sua ida para hotelaria, onde já está trabalhando há 21 anos na mesma empresa Estalagem St. Hubertus. “Gosto do que faço, exerço com garra meu trabalho, visto a camiseta e me dedico a satisfazer o hóspede”, conta Luciana.


Empresário Destaque - Eduardo Zorzanello

Eduardo Zorzanello é filho de Enoir e Silvia Zorzanello (in memoriam), naturais de Gramado, que foram lideranças com papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Eduardo é formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com obtenção de Láurea Acadêmica, e foi professor de língua espanhola, entre 2005 e 2008 em escolas da região.

Em 2009 ingressou na empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, fundada por sua mãe com Marta Rossi. No ano seguinte, após o falecimento de Silvia, Eduardo assumiu como CEO da empresa, que é detentora de marcas e cases de sucesso como o Festuris, Connection, Chocofest e Revista Festuris. A Rossi & Zorzanello completou 35 anos em 2023 tendo, também, organizado e atendido mais de 1000 eventos de terceiros. A empresa tem reconhecimento nacional e internacional, e contribuiu para profissionalização do turismo na Região das Hortênsias.

Eduardo possui experiência no turismo há mais de 15 anos, tendo atuado como vice-presidente da ABEOC do Rio Grande do Sul, presidente do Gramado-Canela Convention & Visitors Bureau (2016-2020) e vice-presidente da Unedestinos (2019-2021), acumulando experiência na liderança de entidades do setor do Turismo e Eventos. Em 2019 e 2020 foi reconhecido como um dos 100 poderosos empresários do Turismo, eleito pela Revista Panrotas.


Mulheres Cidadãs

Na quarta-feira, dia 26, acontecerá a certificação das Mulheres Cidadãs de Gramado, sendo elas: Silvana Geis, na área das Atividades Comunitárias (indicada pela bancada do MDB), Bertha Zanatta, na área da Defesa dos Direitos Humanos (indicada pela bancada do PSDB), e Neiva Maria Dias, na área do Empreendedorismo (indicada pela bancada Progressista). Ambas sessões solenes começarão às 18 horas e são abertas à comunidade – com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Casa.

Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page