• Ricardo Veras

Contagem regressiva para a 24ª Feira do Livro de Gramado

Contagem regressiva para a 24ª Feira do Livro de Gramado



A 24ª Feira do Livro de Gramado está prestes a começar. O evento que tem como principal característica democratizar o acesso à literatura acontece oficialmente de 01 a 12 de outubro, e esse ano apresentará formato inovador, acontecendo, simultaneamente, na Praça Major Nicoletti, na Biblioteca Cyro Martins, no Museu Hugo Daros e nas escolas do município, além de contar com atividades online.

Em tempos de incertezas, a criatividade é fundamental. Assim, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, vem trabalhando no projeto da 24ª edição da Feira do Livro de Gramado, cujo tema, desenvolvido pela ex-aluna da Nossa Senhora de Fátima, Natália Pavoski, será: “Cada história, uma emoção”, e terá com patronesse a historiadora Iraci Casagrande Koppe. O formato pensado para 2021 prevê uma área de comercialização de livros na Praça Major Nicoletti, levando em conta todos os protocolos de segurança exigidos pelo Governo do Estado. Enquanto isso, toda a programação artística e pedagógica, composta em sua grande maioria por artistas e profissionais locais, acontecerá em 28 escolas da cidade, e as sessões de autógrafos e os bate-papos literários serão realizados na Biblioteca Cyro Martins e no Museu Hugo Daros.

“A ideia de levarmos a programação da Feira do Livro para dentro das escolas nasceu a partir de conversas que temos feito com a Rede Municipal de Ensino. A descentralização da cultura se faz cada vez mais fundamental para trabalharmos o sentimento de pertencimento da comunidade dos bairros de Gramado. Com essa ação, devemos atingir direta e indiretamente cerca de 4.500 famílias, que receberão atividade culturais relacionados aos mais diversos campos da arte e, claro, principalmente, à literatura”, destaca o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

Adote um leitor

Outra novidade da Feira do Livro de 2021 é o projeto “Adote um leitor”, elaborado internamente pela Secretaria da Cultura. Com ele, 200 crianças serão contempladas com um vale-livro de R$ 25,00, financiado pela empresa gramadense Criamigos, uma das patrocinadoras do evento.

“O projeto Adote um leitor nasceu para democratizar de maneira mais ampla o acesso à literatura nas nossas escolas. Pensamos que seria muito bacana se empresas privadas contribuíssem para que alunos da Rede Municipal de Ensino que, por vezes não tem condições financeiras para tal, pudessem adquirir livros durante a Feira. Assim, encontramos a Criamigo que topou oferecer vale-livros que serão entregues a 200 alunos das nossas escolas”, explica Margarete Anschau, coordenadora da Feira do Livro e idealizadora do projeto.

Em 2021, a Feira do Livro de Gramado contará com os patrocínios da Sicredi, Corsan, Fantastic House e Criamigos.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado