top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Educação ambiental foi trabalhada durante o ano todo em Gramado


Educação ambiental foi trabalhada durante o ano todo em Gramado


Cuidar do meio ambiente é garantir o desenvolvimento sustentável de Gramado, preservando suas belezas naturais. Por isso, a Administração Pública, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) realizou diversas ações que promoveram a educação ambiental durante o ano de 2022.

Durante a Semana do Meio Ambiente, a SMMA lançou o programa “Formando Multiplicadores nas Escolas”, criando um elo com a Secretaria da Educação para capacitar os professores da rede municipal, a fim de intensificar ações contínuas de educação ambiental com as crianças. A pasta desenvolveu um portfólio de atividades que podem ser desenvolvidas juntamente com as escolas, mediante agendamento durante o ano letivo de 2023.

Outra ação de educação ambiental, dessa vez voltada principalmente aos adultos, foi a instalação de placas de travessia de animais silvestres nos pontos com maior índice de atropelamentos. As placas, que têm caráter educativo e orientativo, foram confeccionadas utilizando recursos das conversões de multas ambientais oriundas de Autos de Infração, conforme preconiza o Decreto Estadual n.º 55.374/2020.

Ainda, a SMMA, novamente em parceria com a Secretaria da Educação, lançou, no dia 14 de dezembro em reunião realizada com os gestores das 28 escolas municipais, o projeto “Escola Sustentável”, que também visa incentivar a educação socioambiental das crianças. Neste projeto, as escolas participantes receberão uma premiação pelo quilo de material reciclável arrecadado e, ao longo do ano, participarão de atividades extras para conscientizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos e sua destinação adequada.

Outro ponto que merece destaque é o projeto de gestão de resíduos sólidos que, através da disponibilização de PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) em locais estratégicos no Município, proporcionará maior eficiência na separação dos resíduos, bem como na sua destinação adequada.

Já foram disponibilizados 02 PEV’s para recebimento de isopor, um no bairro Piratini e outro na Várzea Grande, e serão colocados pontos de coleta também exclusivamente para vidros.

A partir de 2023 dar-se-á início a um projeto piloto em que, a partir da disposição de (inicialmente) 03 PEV’s para coleta de plásticos flexíveis, alumínio, garrafas pet e papelão, todo o respectivo material coletado nestes pontos será revertido em uma contraprestação financeira, a qual será destinada a instituições filantrópicas.

“A Secretaria do Meio Ambiente buscou retomar neste ano as ações de educação ambiental e àquelas voltadas à gestão de resíduos, com o objetivo de fortalecer a temática em todas áreas da sociedade, implementar definitivamente a segregação de resíduos e, por consequência, estimular e conscientizar a população quanto à importância da preservação do meio ambiente. Além destas ações, outros programas estão sendo projetados para 2023”, destaca a Secretária Adjunta do Meio Ambiente Cristine Steffens.

Foto: Técnicos do meio ambiente realizam atividades com alunos da rede pública e privada de ensino de Gramado.

Crédito: Ascom/PMG

_________________

ATENÇÃO!

Não está conseguindo pagar as parcelas do financiamento do seu carro, moto ou caminhão? Esse recado é para você!

Manda um OK para nosso Whatsapp 05499126 9857



Comentarios


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page