• Ricardo Veras

Educavídeo conquista cinco prêmios em festivais Nacionais

Educavídeo conquista cinco prêmios em festivais Nacionais



A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Educação, através do Programa Municipal Escola de Cinema Educavídeo, recebeu cinco prêmios em dois festivais nacionais. As produções premiadas foram, “Frágil?!”, “Mãe é tudo igual” e “Batendo a meta”. Os curtas-metragens foram produzidos no segundo semestre de 2019 e estrearam somente este ano devido à pandemia de Covid-19. O Educavídeo é promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Gramado com apoio da Gramadotur.



Na quinta edição do Festival Primeiro Filme, organizado pela produtora Prana do cineasta Carlos Gerbase, de Porto Alegre, o Educavídeo recebeu o prêmio de Melhor Direção para o aluno Isaque Franco, pelo filme “Frágil?!”. Pela conquista, além do troféu, o programa ganhou uma câmera fotográfica que será utilizada nas produções dos alunos.



Já no Festival de Cinema de Alvorada (FECEA), o Educavídeo recebeu quatro prêmios: Melhor Direção novamente para Isaque Franco, e Melhor Ator para Júnior Diogo pelo curta “Frágil?!” que trata sobre os papéis sociais femininos e masculinos; Melhor Roteiro para Bianca Fioreze e Thaís dos Santos por “Mãe é tudo igual”, o curta realizado pela turma Iniciante em 2019, é uma espécie de “manual” de como ser mãe, retratando situações engraçadas no relacionamento mãe e filhos. O curta “Batendo a meta” da turma especial Mosés Bezzi recebeu o prêmio de Melhor Montagem, a produção faz uma sátira com os filmes de serial killer, mostrando um grupo de ajuda aos assassinos em série.



Além desses dois festivais, o Educavídeo teve ainda produções selecionadas para o VI Festival Você na Tela, de Palmas no Tocantins: os já premiados “Mãe é tudo igual”, “Batendo a meta” e “Frágil?!”, e ainda “Player 1”, produzido de forma completamente remota pelos alunos esse ano; e ainda dois episódios da série documental sobre os “100 anos de Turismo em Gramado: Nos trilhos da história” e de “Gramado para o mundo”. A cerimônia de premiação ocorre na próxima sexta-feira (10) em Palmas, no estado do Tocantins.


Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado