top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

EMPRESAS E REPRESENTANTES DO GOVERNO CHINÊS BUSCAM FORTALECER NEGÓCIOS COM O RS

EMPRESAS E REPRESENTANTES DO GOVERNO CHINÊS BUSCAM FORTALECER NEGÓCIOS COM O RS

Reunião teve como objetivo prospectar oportunidades e parcerias entre a China e o Estado

Encontro foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico nesta quarta-feira (6/3), em Porto Alegre - Foto: Renata Spanhol/Ascom Sedec

Representantes de seis empresas chinesas e do escritório do Conselho Chinês de Promoção de Comércio Internacional no Brasil (CCPIT) estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) nesta quarta-feira (6/3), em Porto Alegre, para conhecer as oportunidades de negócio oferecidas pelo Rio Grande do Sul. O encontro teve como objetivo prospectar novas parcerias com o país asiático, um dos principais parceiros comerciais do Estado.

O grupo possui seis escritórios no Brasil: Bank of China Brazil S.A, Agricultural Bank of China São Paulo Representative Office, CPFL, Hytera Brasil, Cncec Engenharia Química Ltda e CGGC Construtora do Brasil Ltda. Eles atuam nos segmentos financeiro, químico, de construção, de energia e de equipamentos de comunicação.

O representante-geral do CCPIT e secretário-geral da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (Abec), Guo Yinghui, chefiou a missão ao Estado. Ele destacou que o encontro é um caminho para estreitar o diálogo entre China e Rio Grande do Sul e pensar em novos projetos conjuntos. Esta é a razão, conforme explicou, de a comitiva ser formada por empresas de diversos setores.

O economista do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Comerciais (DPCI) da Sedec, César Rech, falou sobre o papel de transversalidade da pasta nas ações pelo desenvolvimento do Estado e apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul. "São pontos positivos a localização estratégica na América do Sul e em relação aos outros países do Mercosul, a educação de excelência e o fato do Rio Grande do Sul ser líder em inovação em diversas áreas", afirmou. Também explicou aos presentes que o titular da Sedec, Ernani Polo, não pode participar da reunião por estar participando da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O diretor e coordenador-adjunto do Sistema Estadual de Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seadapi) da Sedec, Gustavo Rech, explicou ao grupo os incentivos fiscais que o governo estadual oferece para as empresas que queiram investir no Estado e apresentou os distritos industriais. Rech destacou projetos do Rio Grande do Sul no campo das energias renováveis. “O Estado tem um estudo de viabilidade de produção de hidrogênio verde, além de várias licenças para parques eólicos. Também tem projetos sobre energia solar e biomassa”, salientou.

Após as apresentações pela Sedec, Guo Yinghui relembrou a missão gaúcha à China em novembro de 2023. Liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e com a participação do titular da Sedec, a missão teve um estande na Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo - Cisce).

“Até então, eu tinha a ideia de que o Rio Grande do Sul era forte na proteína animal, mas, após esta apresentação, entendo que o Estado também é destaque em outras áreas, como tecnologia e inovação”, disse Yinghui. Ele se mostrou otimista com novas parcerias após a reunião. “Tudo o que foi dito aqui vai fazer os negócios entre o Rio Grande do Sul e a China se fortalecerem, ainda mais depois de tomar conhecimento dos incentivos”, pontuou.

Guo Yinghui e Lei Lei, também representante do CCPIT, visitarão a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Yinghui ressaltou que tem grandes expectativas em relação à feira, já que é a primeira vez que é organizado um dia temático da China no evento.

Da Sedec, também participaram da reunião a assessora Graziella Porto Silva e os analistas Vinicius Heinrichs e Simone Ferreira.

Texto: Renata Spanhol/Ascom Sedec

Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page