• Ricardo Veras

Espetáculos do 36º Natal Luz de Gramado com foco na biossegurança


Espetáculos do 36º Natal Luz de Gramado com foco na biossegurança

A segurança dos espectadores, artistas e equipes de apoio tem sido uma das preocupações da Gramadotur, organizadora do 36º Natal Luz de Gramado. É o primeiro evento público que teve seus protocolos de prevenção ao coronavírus aprovados pelo Governo do Estado. Anteriormente, somente eventos privados tinham obtido esta autorização.

Os protocolos de biossegurança preveem uma redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco principais espetáculos. Outras exigências que deverão ser cumpridas são a disponibilidade de álcool em gel, cumprimento de distanciamento e uso de máscaras para acesso em todos os locais. Cada evento possui um protocolo específico de acordo com o seu uso, destaca a arquiteta Tatiana Ferreira da Silva, chefe do Departamento de Infraestrutura e Segurança da Gramadotur.

Para o Nativitaten e o Natalis, por exemplo, será montada toda a estrutura que inclui arquibancadas com capacidade para receber até 6000 pessoas. No entanto, em função dos protocolos, a capacidade máxima recebida será de 2000 pessoas. Os assentos serão demarcados de forma que seja mantido um distanciamento entre as pessoas. Haverá espaços para uma, duas, três ou até quatro pessoas agrupadas, destinadas a grupos familiares ou coabitantes. Vão estar marcados os locais onde será permitido sentar.

A estrutura para o Grande Desfile que será montada na parte externa do Expogramado, também com capacidade limitada para até 1.600 espectadores (comportaria 4.600 pessoas). Os outros dois espetáculos - O Reino do Natal e O Primeiro Natal do Menino Jesus - também terão limitação de acesso de público.

Tatiana destaca que outras medidas a serem adotadas são a permissão dos acessos aos espetáculos com mais antecedência do que em anos anteriores, para evitar aglomerações. Os totens para venda de ingressos estarão todos concentrados no Complexo do Expogramado. Por isso, não terá venda na Rua Coberta, por exemplo. A medida possibilitará a higienização frequente dos equipamentos.

A Gramadotur também demonstra preocupação com os artistas e equipes de apoio que deverão passar por controles que garantam a segurança de todos.

Apoio aos visitantes

As pessoas que virão para o Natal Luz devem ter em mente que estas medidas contribuem para a segurança da saúde da coletividade. Por isso, devem também tomar todas as medidas de prevenção como o uso de máscara e distanciamento.

Crédito – Cleiton Thiele/Divulgação