top of page
Foto do escritorRicardo Veras

Fórum discute os desafios da saúde pública em Gramado

Fórum discute os desafios da saúde pública em Gramado

Foram mais de três horas de debates e com o plenário praticamente lotado. O Fórum Gramado: Saúde e Bem Estar realizado na noite de terça-feira, dia 15, na Câmara de Vereadores de Gramado foi promovido pelos gabinetes dos vereadores Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), Renan Sartori, Rodrigo Paim e Cícero Altreiter (MDB). O evento abordou os desafios da saúde pública no município. Margarete Tibes Tegner, empresária e vereadora suplente do PSDB, mediou o bate-papo.


A enfermeira Quiti dos Anjos Lopes Licks, coordenadora e responsável técnica da Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta, iniciou as palestras da noite. Ela trouxe alguns dados sobre a atenção básica do município, bem como, elencou alguns desafios, sendo eles: vacinação (um reflexo da pandemia da Covid-19, onde ocorreu um movimento anti-vacina); saúde da família (prevenção e visitas); medicina preventiva (estabelecimento de campanhas); estilo de vida das pessoas, que precisam se alimentar melhor e praticar atividade física; capacitação dos profissionais da saúde, bem como, tratamento psicológico para estes profissionais no município.


A enfermeira Ellen Pedroso, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, abordou dados sobre a situação epidemiológica do município. Elencou como principal desafio a absorção da demanda de turistas e a alta demanda de novas doenças.


Já Franciely Morales Schneider, que também é enfermeira e diretora assistencial do Hospital Arcanjo São Miguel, trouxe em sua fala inúmeros dados sobre o Hospital e a qualidade do serviço prestado. A profissional apontou como principais desafios: a falta de conhecimento da população sobre o que realmente é demanda do hospital (emergência) e o que deveria ser atendido na atenção básica. Relatou que muitas pessoas procuram a casa de saúde quando deveriam procurar os postos de saúde, sobrecarregando o hospital.


O cardiologista César Maciel, presidente do Conselho Municipal da Saúde, trouxe em sua fala dados sobre a saúde pública como um todo e citou como principais desafios os investimentos na área da saúde comparando-os com os recursos financeiros disponíveis; a importância de evitar a descontinuidade entre uma gestão e outra, mencionando a necessidade de despolitizar o sistema público de saúde; e a situação do Hospital de Gramado, que, em sua visão, não pode ficar sob intervenção para sempre.


Construção com a comunidade


A comunidade foi muito participativa no momento aberto a perguntas. Entre os desafios elencados pela comunidade estiveram: o uso da tecnologia para facilitar a prestação dos serviços públicos de saúde (criar um aplicativo para marcação digital de consultas); a comunicação da Saúde precisa melhorar e ser mais efetiva; a saúde física e mental dos profissionais da saúde necessita de atenção, assim como as remunerações e adesão ao piso nacional da Enfermagem; a demora nos atendimentos especializados e obstetria e ecografia 24 horas para gestantes no Hospital.


“Uma cidade melhor, se constrói com a participação da comunidade! E o fórum foi um exemplo disso. Gramado é referência em muitas coisas, nosso sistema de saúde tem muitas coisa boas, mas, também, tem muito a avançar e nós queremos construir juntos soluções para as problemáticas”, avalia o vereador Professor Daniel. As demandas da comunidade e dos profissionais que palestraram no fórum serão encaminhadas em um relatório para a Secretaria Municipal da Saúde.


________________________

PRO IMAGE DRONES

A divulgação do seu produto ou serviço elevada a um nível superior!

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

WhatsApp (54) 99160 0714





Comments


Em destaque

bottom of page