top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Gramadenses poderão doar sangue no dia 22 de novembro

Gramadenses poderão doar sangue no dia 22 de novembro

Os gramadenses terão a oportunidade de doar sangue sem sair do município. Isso porque no dia 22 de novembro, no Expogramado, acontecerá uma ação conjunta entre a Secretaria da Saúde e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul para realização da coleta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quem tiver interesse em ser doador deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde no telefone (54) 3295-7100 ou pelo e-mail sanitaria@gramado.rs.gov.br para agendamento.

A iniciativa vai marcar a comemoração da semana alusiva ao Dia Nacional do Doador, que é celebrada em 25 de novembro.

Requisitos básicos para doar sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Crédito: Ascom/PMG

Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page