top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

GRAMADO - Administração estuda restrição a caminhões na região Central

Administração estuda restrição a caminhões na região Central



Não é de hoje que moradores, comerciantes e visitantes reivindicam ações que garantam maior fluidez no trânsito e melhores condições de mobilidade urbana. Pensando nisso, a Administração Municipal, através da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, inicia nesta sexta-feira (25), um estudo de restrição a caminhões e veículos pesados, como patrolas, retroescavadeiras, caminhões caçambas na Região Central da cidade.

Na prática, se o estudo tiver êxito, será proibida a movimentação de veículos com peso bruto total (PBT) acima de 3,5 toneladas ou 3.500 quilos nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados (municipais, estaduais e federais) em ruas e avenidas do Centro. Para ter validade, basta a Administração, por meio do prefeito Nestor Tissot, emitir um decreto proibindo o trânsito de veículos pesados.

“Estamos percebendo uma utilização acima da média de caminhões de grande porte, máquinas pesadas e outros veículos transitando livremente pela região central. Estatísticas demonstram que nossas ruas e avenidas já não comportam o alto índice de veículos pesados que transitam aos finais de semana. Com base neste estudo queremos que as ruas e avenidas sejam dos moradores e visitantes”, explicou Tiago Procópio, secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Estão livres dessas regulamentações veículos prestadores de serviços de utilidade pública, incluindo da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria de Agricultura, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Rio Grande Energia (RGE), guinchos e destinados ao socorro mecânico e transporte de valores, porém necessitam de autorização especial, fornecida pelo órgão municipal, com rota e horário especificado.

Concluída a fase de estudos e testes, a determinação passa a vigorar a partir de 1º de abril.

Crédito: Ascom/PMG


Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page