• Ricardo Veras

Gramado apresenta novas opções de acesso ao futuro aeroporto de Vila Oliva

Gramado apresenta novas opções de acesso ao futuro aeroporto de Vila Oliva



Após amplo estudo de viabilidade técnica, o prefeito, Nestor Tissot acompanhado do secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado, Germano Junges, esteve nesta quarta-feira (07), na Prefeitura de Caxias do Sul para apresentação de novas opções de acesso ao futuro aeroporto regional de Vila Oliva. O objetivo do encontro, que contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, foi reunir as áreas técnicas das duas cidades, em caráter oficial.


A proposta apresentada pela Prefeitura de Gramado é um trajeto curto de aproximadamente 28 quilômetros entre o Centro de Gramado e o aeroporto em Caxias do Sul. “O estudo inicial previa a construção de uma ponte que seria totalmente inviabilizada em função do elevado custo para execução. Com a nova proposta estamos trabalhando com um projeto viável e de fácil edificação”, disse o prefeito Nestor.


Para o prefeito Adiló Didomenico, a vinda do prefeito Tissot pessoalmente a Caxias e o trabalho conjunto dos técnicos mostra o alinhamento dos municípios. “O aeroporto vai atender toda a Região e precisamos de ações e soluções conjuntas para que a concretização desse projeto tão esperado atenda as necessidades de todos os municípios beneficiados”. Adiló acrescenta que o acesso é uma obra importante que vai andar paralelamente à do aeroporto.


De acordo com a secretária de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, este é um trabalho que vem sendo desenvolvido já há algum tempo e esse encontro foi para reunir as áreas técnicas das duas cidades, em caráter oficial. “A principal questão foi avaliar perspectivas do tipo de estrada que é importante para Gramado e Caxias. Antes da definição de traçado propriamente, nosso trabalho se concentrou na classificação de estrada, a partir da identificação de uma estrada classe 2, que comporta trafego de ônibus, caminhões, mas não é uma via expressa”.


Técnicos da Prefeitura de Caxias do Sul farão uma visita ao local apresentado por Gramado, com equipes de topografia e equipamentos, para a definição do traçado da via.

Crédito: Divulgação