• Ricardo Veras

Gramado está participando do Projeto Agroindústrias das Hortênsias

Gramado está participando do Projeto Agroindústrias das Hortênsias



Com o objetivo de capacitar e trazer ainda mais valorização aos agricultores, através da Secretaria de Agricultura, Gramado aderiu ao Projeto Agroindústrias das Hortênsias, que é uma iniciativa do Programa Juntos Para Competir e que tem parceria do Sebrae/RS, Senar/RS e da Farsul. Ao todo, 53 agroindústrias de Gramado, Canela e Nova Petrópolis estão participando do projeto que é gratuito e que terá duração de dois anos.

Desde fevereiro, as agroindústrias já estão recebendo visitas técnicas, programas de estratégias comerciais e consultorias para organização e gerenciamento financeiro. Além disso, o projeto também está auxiliando no desenvolvimento de marca, rótulos, tabela nutricional e materiais para redes sociais, sempre com o objetivo de agregar valor aos produtos, fazendo com que os agricultores vendam mais e aumentem sua lucratividade. Outra importante ação será uma exposição realizada durante a Festa da Colônia de Gramado, que inicia em 28 de abril, quando as agroindústrias poderão vender seus produtos e terão 50% do valor da participação na Festa subsidiado pelas empresas parceiras do projeto.

O lançamento oficial do Projeto Agroindústrias das Hortênsias vai acontecer em Gramado, no dia 23 de março e contará com a participação de todas as agroindústrias beneficiadas, além de representantes do Sebrae/RS que falarão sobre as ações e os próximos passos do projeto. Na ocasião, os participantes ainda poderão acompanhar uma palestra ministrada por Adroaldo Lamaison, que falará sobre o tema “Motivação e Inovação na Agroindústria Familiar.”

Gramado sempre valorizou muito o produtor local e a agricultura familiar, e com a adesão a esse projeto espera-se que as agroindústrias da cidade possam dominar a gestão de mercado, resistindo à possíveis oscilações e entendendo ainda mais sobre produção e processos, oferecendo produtos cada vez mais atrativos.

Crédito: Ascom/PMG