• Ricardo Veras

GRAMADO - Fala Cidadão passa por reestruturação e ganha muito mais interatividade com a população

Novidades: Fala Cidadão passa por reestruturação e ganha muito mais interatividade com a população



Com o objetivo de otimizar os serviços prestados, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Administração, está disponibilizando, a partir desta sexta-feira (25), mais uma ferramenta de comunicação para a população. O novo Fala Cidadão canal por meio da ouvidoria de Gramado onde a comunidade pode encaminhar elogios, dúvidas, reclamações, sugestões e denúncias.


A partir de amanhã, a comunidade poderá acessar o site www.gramado.rs.gov.br ou pelo aplicativo eOuve disponível para os sistemas Android (Play Store) e iOS (App Store). Ainda é possível acessar o serviço através do telefone (54) 3286-2500 ou WhatsApp (54) 99941-7997. O serviço é feito com total segurança e sigilo.


A secretária da Administração, Juliana Fisch ressalta a importância de encaminhar as solicitações por canais oficiais da Prefeitura de Gramado. “Reclamações e sugestões pelas redes sociais não recebem protocolo e em muitos casos não chegam ao conhecimento da administração. É através do Fala Cidadão a forma correta e garantida de obter uma resposta direta da administração municipal. Ao abrir uma manifestação na ouvidoria, a mensagem é protocolada e enviada diretamente ao setor responsável. E você receberá uma resposta em até 30 dias”, explicou.


Com o eOuve, os gramadenses poderão acessar serviços de várias secretarias e manter contato on-line, usando celular, tablet ou computador. Após baixar o aplicativo, será solicitada a indicação do Estado e da cidade e o usuário deve clicar em Rio Grande do Sul e depois em Gramado. A partir daí, um cadastro simples identifica o cidadão. Todas as secretarias de Gramado estarão relacionadas no aplicativo e os serviços disponíveis também.


Ao selecionar uma secretaria, o contribuinte poderá escolher o assunto e a categoria: denuncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão. O eOuve tem ainda um espaço para que o cidadão diga algo sobre o assunto que motivou o contato. O aplicativo eOuve também ajudará na gestão do município, uma vez que permite perceber, apenas visualizando o mapa da cidade, quais os bairros estão gerando as maiores demandas e de que tipo.


De forma rápida e fácil você ajuda a mapear todos os problemas da cidade e recebe protocolos para acompanhar as solicitações.


1) Baixe o aplicativo eOuve ou acesse o site para realizar o cadastro. Fique atento aos campos de preenchimento obrigatório.


2) Selecione uma secretaria a qual deseja abrir seu protocolo. Preencha todos os campos para direcionar a sua solicitação.


3) Clique no botão enviar para realizar o envio da sua solicitação e acompanhe a sua ocorrência pelo aplicativo a qualquer momento.

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado