• Ricardo Veras

Gramado já aplicou mais de 10 mil doses da vacina contra o novo coronavírus

Gramado já aplicou mais de 10 mil doses da vacina contra o novo coronavírus



A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, já aplicou mais de 10 mil doses da vacina contra o novo coronavírus em moradores que fazem parte do público-alvo estipulado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). De acordo com a Secretaria de Saúde, 10.026 doses do imunizante foram administradas desde o início da campanha, sendo, 6.966 da primeira dose e 3.060 da segunda.

Segundo a Vigilância em Saúde, responsável pela aplicação das vacinas, das 10.497 doses recebidas, 10.026 foram aplicadas, o que representa a utilização de 95,51%. A expectativa é que nova remessa seja entregue ainda nesta semana para garantir a aplicação da segunda dose e a ampliação da faixa etária de imunização. Os idosos representam o público com maior percentual de aplicação, das doses recebidas, 70,42% foram aplicadas em pessoas com 62 anos ou mais.

“Pedimos um pouco de paciência, pois independe da Prefeitura ou da Secretaria de Saúde as doses existentes para aplicação. Precisamos que o Ministério da Saúde e o Governo do Estado disponibilizem mais doses ao município. Nossas equipes estão de prontidão para continuar a vacinação, mas sabemos da morosidade no recebimento de insumos e da fabricação das vacinas”, explica o secretário de Saúde, Jeferson Moschen.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (22), o envio de uma nova remessa ao Rio Grande do Sul de um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Serão mais 242 mil doses, porém a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde de Caxias do Sul ainda não confirmou a quantidade que será destinada à Gramado.

Crédito: Divulgação