• Ricardo Veras

Gramado participa de reunião da Amesne e define novo Plano de Ação Regional

Gramado participa de reunião da Amesne e define novo Plano de Ação Regional



A Prefeitura de Gramado, representada pelo prefeito em exercício, Luia Barbacovi acompanhado pelo coordenador do Gabinete de Gestão e Crise da Covid-19 e secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ubiratã Luiz Alves de Oliveira – Dr. Ubiratã, e o secretário adjunto da Saúde, Volnei Desiam, esteve presente em Caxias do Sul na reunião do Comitê Técnico da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).


Na ocasião, os representantes de 49 municípios e as quatro associações de municípios que compõem a macrorregião Serra debateram o novo alerta emitido pelo Governo do Estado. A região permanece em estado de alerta em virtude da alta incidência de novos casos de coronavírus, ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 100% e ter a média de apenas 12,9% da população vacinada, ocupando a quarta posição de menor proporção da população vacinada com a segunda dose no Estado entre as 21 regiões Covid-19.


Os municípios terão que adotar medidas urgentes como diminuir a velocidade de propagação da doença, aumentar a testagem, eventos ou shows, com mais de 70 pessoas, poderão ser realizados somente com autorização do município sede e com entrega obrigatória pelos organizadores, bares e restaurantes terão que manter o horário de funcionamento de entrada de clientes até as 22h e saída até as 23h59, proibidos aglomerações em supermercados, sendo obrigatória a adoção de medidas de controle de acesso.


Está proibido a permanência em praças e locais públicos das 21h30 às 7h e o funcionamento das lojas de conveniência localizadas nos postos de combustíveis até as 22h. É proibido o consumo de bebidas, alimentação e aglomerações (independente do número de pessoas) nas áreas internas, externas e/ou estacionamento dos postos a qualquer hora do dia ou da noite. Ficam os estabelecimentos responsáveis pelo cumprimento das medidas sanitárias, devendo acionar/comunicar os órgãos responsáveis (fiscalização) sempre que necessário. Em caso de descumprimento, fica obrigatório a entrega do termo de responsabilidade.

Apenas lembrando, que os protocolos gerais e de atividades da região Serra já estão em vigor. Acesse o link https://bit.ly/3xbIayx e confira o Plano de Ação Regional na íntegra.

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado