• Ricardo Veras

GRAMADO - Praça Vó Lacy Bertoja será inaugurada no próximo domingo

Praça Vó Lacy Bertoja será inaugurada no próximo domingo


No próximo domingo (13), às 10h, será inaugurada a praça Vó Lacy Bertoja, situada na quadra entre as ruas Ipê Roxo, dos Pinheiros, do Cedro e Flamboiant, no Loteamento Ipê Amarelo do Bairro Planalto. O nome do local é uma homenagem aprovada pelo Projeto de Lei do Legislativo 16/2021, de autoria do vereador Ike Koetz.

Vó Lacy Bertoja foi uma gramadense sensível, caridosa, visionária e empreendedora social que se dedicou ao estudo da doutrina espírita e que liderava movimentos beneficentes em Gramado. Ela nasceu em 13 de março de 1926 e faleceu em setembro de 2020. A praça será inaugurada no dia em que Vó Lacy completaria 96 anos de idade.

Mãe de 6 filhos, avó de 12 netos e bisavó de 14 jovens, Lacy Bertoja fundou em 1991 a Sociedade Espírita Esperança e alavancou a entidade, em 1997 ela constituiu o Núcleo de Estudos Ivan Albuquerque na comunidade do Altos da Viação Férrea na Várzea Grande, e neste mesmo ano criou a Fundação Espírita Maria de Nazaré, hoje Lar de Idosos Maria de Nazaré.

A praça Vó Lacy Bertoja será um local de lazer para a comunidade gramadense e para os visitantes, mas mais do que isso, será um local que celebra a força e a grandeza dessa mulher que oferecia sempre conforto, palavras de otimismo, esperança, e que foi um exemplo de determinação.

Crédito: Ascom/PMG

Foto: Sandro Seewald