• Ricardo Veras

GRAMADO - Prefeitura se reúne com entidades para definir ações de prevenção a Covid-19

Prefeitura se reúne com entidades para definir ações de prevenção a Covid-19



Com a aproximação do final semana e a possibilidade de queda na temperatura aumenta a preocupação com relação a aglomerações. Pensando nisso, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na manhã de hoje (28), no Auditório do Centro Municipal de Saúde (Postão), uma reunião com representantes das entidades para definir ações de prevenção ao coronavírus (Covid-19).


“Não precisamos ter embates entre agentes da Prefeitura e empresários. Tem ocorrido diversas denúncias entre empresários, um denunciando o outro, porém acabamos de atender demandas de maior potencial para fiscalizar pequenas ações”, destaca o fiscal sanitarista da Secretaria da Saúde, Ângelo Casara.


De acordo com o secretário da Saúde, a Região de Caxias do Sul, do qual Gramado faz parte, recebeu, recentemente dois avisos e um alerta do Governo do Estado. Apesar da situação da pandemia no município apresentar significativa redução em comparação aos meses de fevereiro e março, Gramado segue com o sinal amarelo ligado.


“A situação da UTI Covid-19 tem se mantido dentro de percentuais aceitáveis, bem como internações e casos que são encaminhados da Tenda diretamente para o Hospital Arcanjo São Miguel. Mas, não podemos descuidar e a Prefeitura tem acompanhado diariamente caso a caso”, explica o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.


As entidades apresentaram várias sugestões, inclusive de intermediar o diálogo entre os fiscais da Vigilância Sanitária e os proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, similares e o comércio em geral. A expectativa é de que a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) defina o novo regramento que será utilizado pelo município.

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado