• Ricardo Veras

GRAMADO - Projeto Valentina´s é tema de encontro entre Secretarias

Projeto Valentina´s é tema de encontro entre Secretarias



Durante a manhã da última terça-feira (13), a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, realizou na Sede Administrativa, uma reunião para tratar sobre o Coletivo de Geração de Renda Valentina’s. O objetivo do encontro é firmar parceria e fortalecer as ações intersetoriais para que o projeto tenha oportunidade e alcance de autonomia financeira por meio da venda de seus produtos.

“É fundamental a necessidade de gerar oportunidade para construirmos projeto de vida. Foi com esse propósito que nasceu a marca Valentina’s composta, atualmente, por dez mulheres diretamente envolvidas, além das empresas parceiras que fornecem o material que será transformado em lindas bolsas e acessórios”, explicou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vera Simão.

O projeto é formado por mulheres que acessam o programa Bolsa Família, benefícios eventuais e ou estão em situação de risco e vulnerabilidade social por múltiplas questões históricas, cotidianas e por de falta de políticas públicas. Desta forma essas mulheres formaram o coletivo com objetivo de romper com as vulnerabilidades vividas.

“Foi através da reutilização de materiais descartados na região que nasceu a ideia de gerar recurso financeiro a partir da reutilização, uma vez que são famílias de baixa renda. Junto com a questão da renda são trabalhados assuntos referentes ao acesso a direitos, racismo, gênero, violência, sororidade, pertencimento, empoderamento, educação, consumo consciente entre outros temas que envolvem o cotidiano”, destaca a secretária.

Atualmente as Valentina’s abrangem os territórios atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Várzea Grande e Vila Verde. As participantes do projeto contam com o seu espaço para comercialização no Terminal Rodoviário da Várzea Grande, além da retaguarda das equipes técnicas e oficineira dos CRAS.

Crédito: Divulgação