• Ricardo Veras

Gramado recebe 632 doses da vacina contra a Covid-19 e retoma aplicação da 1ª dose

Gramado recebe 632 doses da vacina contra a Covid-19 e retoma aplicação da 1ª dose



Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Gramado recebe mais uma remessa de vacina contra a Covid-19. Desta vez, serão enviadas ao município 632 doses da vacina, sendo 552 doses da Pfizer/BioNTech e 80 doses da CoronaVac. Parte desse quantitativo será destinado para retomar a aplicação da primeira dose da população e as demais são para a segunda dose completando o esquema vacinal.

Com o recebimento dessa nova remessa, a Prefeitura dará seguimento a vacinação para as pessoas com 41 anos ou mais de idade, em todo o município. A aplicação ocorre no Expogramado, nesta segunda-feira, das 13h às 16h, por ordem de chegada e não será no formato drive-thru. Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência.

A estratégia de vacinação da primeira dose para gestantes e puérperas, acima de 18 anos, segue ocorrendo. Já a vacinação da segunda dose continua para o público que estiver dentro do prazo para a aplicação do imunizante. Para completar a imunização, basta verificar a data de retorno no cartão de vacina, obtido na ocasião da primeira aplicação e comparecer no local de vacinação.

A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.

Havendo disponibilidade de doses, a Secretaria da Saúde pretende ampliar a faixa etária de vacinação a partir de terça-feira (13).

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado