• Ricardo Veras

Gramado recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 e amplia a faixa etária para 31 anos ou mais


Gramado recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 e amplia a faixa etária para 31 anos ou mais


A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, recebe nesta quarta-feira (11), mais 725 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19). Desta vez, as doses que serão enviadas pela Secretaria da Saúde do Estado (SES), através da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde de Caxias do Sul, serão utilizadas para ampliar a faixa etária do público-alvo de vacinação. A Vigilância em Saúde pretende iniciar a vacinação de moradores com 31 anos ou mais ainda nesta quarta-feira.


A aplicação, segundo a Secretaria da Saúde, vai ocorrer em dois locais, no Expogramado, das 14h às 17h, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, também das 14h às 17h, ou enquanto durarem os estoques. A distribuição de senhas terá início às 12h30. Para a vacinação no Expogramado serão disponibilizadas 526 doses e na Várzea Grande 200 doses. A aplicação será por ordem de chegada e as pessoas serão acomodadas em espaços reservados para a vacinação.


Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. A vacinação vai ocorrer enquanto durarem os estoques. A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.


A Secretaria da Saúde reforça que, a faixa etária do público-alvo é 31 anos ou mais, portanto qualquer pessoa que tenha 31 anos completos ou maior idade poderá receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Todo e qualquer morador que tiver 31 anos ou mais poderá receber a vacina. Isso significa dizer que pessoas com 31, 32, 33, 34 e assim consecutivamente terá seu direito a vacina garantido. Não é necessário se preocupar pois seguimos rigorosamente as determinações do Ministério da Saúde”, explica o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado