top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

GRAMADO - Sábado, 2 de março, é o Dia D Nacional para combater a dengue

Sábado, 2 de março, é o Dia D Nacional para combater a dengue

Em Gramado mobilização contará com um carro de som que percorrerá o Centro e os bairros repassando orientações aos moradores!

A Administração Municipal de Gramado, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, está engajada no Dia D Nacional de combate à dengue que acontece neste sábado, 2 de março. A mobilização foi proposta pelo Ministério da Saúde em virtude do aumento expressivo de casos de dengue em todo o país. Em Gramado foi organizada uma ação que contará com um carro de som que percorrerá todo território urbano do município, repassando dicas e orientações aos moradores sobre a importância da prevenção para combater o mosquito Aedes aegypt.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, conta que os trabalhos devem iniciar por volta das 8 horas e terão continuidade ao longo do dia. Já o secretário de Saúde, Jeferson Moschen, aproveita para fazer novamente um apelo à população, para que evite entulhos nos terrenos como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. “Também solicitamos que os moradores preservem as armadilhas ovitrampas que estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade, com a devida identificação. Essa tecnologia necessita de ao menos cinco dias para ter uma real eficácia contra o mosquito”, alerta o secretário.

VISTORIAS EM RESIDÊNCIAS E ÁREAS PÚBLICAS

As análises das armadilhas estão sendo realizadas pelas equipes da Vigilância Ambiental, que intensificaram nos últimos dias os trabalhos de vistorias em residências e áreas públicas. José Mário conta que nesta semana as ações estiveram focadas nos bairros Moura e Dutra e que nos próximos dias as equipes devem percorrer os bairros Carniel e Av. Central. O coordenador da Vigilância Ambiental ressalta que está em tratativas com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde para que Gramado receba uma capacitação sobre BRI – Borrifação Residual Intradomiciliar, método utilizado no controle da dengue e outras arboviroses. “Posso afirmar que somos referência na região em questão de prevenção e combate à dengue. Nossa equipe está preparada e contamos com o apoio da comunidade”, disse José Mário.

Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page