• Ricardo Veras

Gramado vai receber 1.030 doses e amplia vacinação contra a Covid-19

Gramado vai receber 1.030 doses e amplia vacinação contra a Covid-19



A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, vai receber do Governo do Estado, na segunda-feira (28), mais 1.030 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19). As doses, 260 da Jannsen, 290 da CoronaVac e 480 da Pfizer, serão entregues pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul.


Com a chegada de mais doses, através da 27ª remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, a Prefeitura vai ampliar a vacinação. A partir de terça-feira (29), a Secretaria da Saúde, havendo a disponibilidade de doses, fará a ampliação gradativa todos os dias, iniciando com pessoas com 51 anos até 48 anos.


“É importante que todos tenham ciência da quantidade que recebemos e também como será feita a aplicação. Porém, é preciso esclarecer que se por ventura as doses acabarem, vamos interromper a aplicação até que novas vacinas sejam entregues. É um momento delicado, estamos sendo ágeis na aplicação e para que tenhamos o maior número de vacinados, precisamos de vacinas”, explica o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.


A aplicação vai ocorrer em dois locais, Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. Lembrando que não será possível escolher qual a dose a ser aplicada.


Gestantes e Puérperas


A vacinação em gestantes e puérperas, mulheres até 45 dias após o parto, será retomada a partir de terça-feira (29). A dose a ser aplicada será a Pfizer e vai ocorrer no Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. A Secretaria da Saúde orienta que, não há necessidade de apresentar autorização médica, mas havendo dúvidas, procure orientação do profissional responsável pelo acompanhamento gestacional.


CONFIRA O CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO*


- Terça-feira, dia 29 de junho, pessoas com 51 anos;

- Quarta-feira, dia 30 de junho, pessoas com 50 anos;

- Quinta-feira, dia 01 de julho, pessoas com 49 anos;

- Sexta-feira, dia 02 de julho, pessoas com 48 anos.

*Sujeito a alteração conforme disponibilidade de doses.

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado