• Ricardo Veras

IBAMA NO COMBATE AO TRÁFICO DE ANIMAIS




Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o tráfico de animais é o terceiro maior mercado ilegal do planeta, movimentando perto de R$ 39 bilhões. No Brasil, a estimativa é que o comércio movimente US$ 2,5 bilhões. Somente no Brasil, a cada ano são retirados da natureza 38 milhões de animais.


Desde 2018, um grupo é investigado por capturar mais de mil animais de espécies ameaçadas de extinção, como papagaio, arara canindé, arara vermelha e periquito-rei. Em julho, as seis pessoas foram denunciadas pelo MPF por integrarem associação criminosa especializada em tráfico de animais silvestres capturados principalmente no Parque Nacional de Boa Nova, unidade de proteção integral na Bahia. O grupo também atua em outras áreas ambientais protegidas, na região sudoeste do estado e em Minas Gerais. Parte dos denunciados responde, ainda, por maus tratos aos animais.


#PraTodosVerem: foto em close de arara presa por cerca. À esquerda, texto branco escrito "MPF denuncia associação criminosa especializada em tráfico de animais silvestres" com retângulo preto em marca d'água.


Fonte https://www.facebook.com/178478368966242/posts/2007868739360520/