top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

IN-EDIT BRASIL: Festival Internacional do Documentário Musical Acontece em Porto Alegre

IN-EDIT BRASIL: Festival Internacional do Documentário Musical Acontece pela Primeira Vez em Porto Alegre (RS)

A cidade de Porto Alegre recebe, pela primeira vez, uma edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que há 15 anos é realizado em São Paulo, onde se tornou um dos destaques da agenda cultural da cidade.

Na capital gaúcha, o Festival acontece de 18 a 25 de outubro, na Cinemateca Paulo Amorim, com entrada gratuita em todas as sessões, shows e bate-papos.

A programação conta com títulos nacionais e internacionais que trazem histórias sobre Elis Regina e Tom Jobim, Miúcha, Fausto Fawcett, Lupicínio Rodrigues, Heitor Villa-Lobos, Tangos e Tragédias, CAN, Syd Barrett e Pink Floyd, o maestro alemão Stockhausen, a gravadora independente Elephant 6, e muito mais. Ao todo serão apresentados 15 longas nacionais e dez estrangeiros, vários deles inéditos em Porto Alegre.

A sessão de abertura acontece no dia 18 de outubro, terça-feira, às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim, com a exibição do premiado "Terruá Pará", da diretora Jorane Castro, grande vencedor do In-Edit Brasil 2023. O filme nos conduz a um mergulho na diversidade da música amazônica. Após a exibição, o festival promove um pocket-show com o músico, cantor e compositor Felipe Cordeiro, um dos expoentes da música paraense atual. A sessão é aberta ao público e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência, no local.

Além das exibições dos filmes, o festival promove também um bate-papo com o diretor Aloísio Rocha e o músico Hique Gomez, após a sessão do documentário "Tangos e Tragédias Para Sempre", no dia 20 de outubro. Já no dia 21, às 21h, é o guitarrista Marcelo Gross, ex-integrante da banda Cachorro Grande, quem faz uma apresentação especial após a exibição do documentário "Carmine Street Guitars". No encerramento, o cantor Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, participa da sessão do documentário que homenageia seu pai.



Entre alguns destaques inéditos da mostra estão "Sonic Fantasy", de Marcos Cabotá, que detalha a gravação do disco "Thriller", de Michael Jackson, sob o ponto de vista de um técnico de som; já "La danza de Los Mirlos", de Álvaro Luque, apresenta uma banda peruana de cumbia amazônica psicodélica; enquanto "Omara", de Hugo Pérez, retrata a busca da cantora cubana Omara Portuondo por novas canções.



O IN-EDIT BRASIL 2023 - Edição PORTO ALEGRE conta com o patrocínio máster da Colombo Agroindústria; patrocínio do Itaú, apoio da Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana e Secretaria de Estado da Cultura (Sedac); e é uma realização da In Brasil Produção Cultural e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

SERVIÇO

In-Edit Brasil - 15º Festival Internacional do Documentário Musical

Edição PORTO ALEGRE

Data: de 18 a 25 de outubro

Local: Cinemateca Paulo Amorim - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre, 90020-004.

Entrada Gratuita

www.in-edit-brasil.com | @ineditbrasil

PROGRAMAÇÃO _ IN-EDIT PORTO ALEGRE

18 DE OUTUBRO, QUARTA

Sala Paulo Amorim

19H - TERRUÁ PARÁ - SESSÃO DE ABERTURA

Travessa CCMQ

21H - POCKET SHOW: FELIPE CORDEIRO

19 DE OUTUBRO, QUINTA

Sala Eduardo Hirtz

15H30 - DE VOCÊ FIZ MEU SAMBA

17H30 - MOA - RAIZ AFRO MÃE

19H30 - OMARA

Sala Paulo Amorim

19H - HAVE YOU GOT IT YET? THE STORY OF SYD BARRETT AND PINK FLOYD

20 DE OUTUBRO, SEXTA

Sala Eduardo Hirtz

15H30 - REGGAE RESISTÊNCIA

17H30 - FAUSTO FAWCETT NA CABEÇA

19H30 - THE ELEPHANT 6 RECORDING CO.

Sala Paulo Amorim

19H - TANGOS E TRAGÉDIAS PARA SEMPRE *

* Sessão seguida de bate-papo com o diretor Aloísio Rocha e o músico Hique Gomez.

21 DE OUTUBRO, SÁBADO

Sala Eduardo Hirtz

15H30 - FAMOUDOU KONATE - THE KING OF DJEMBE

17H30 - SONIC FANTASY

19H30 - CARMINE STREET GUITARS

Sala Paulo Amorim

19H - ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ

Travessa CCMQ

21H - POCKET SHOW: MARCELO GROSS

22 DE OUTUBRO, DOMINGO

Sala Eduardo Hirtz

15H30 - VILLA-LOBOS EM PARIS

17H30 - MUSIC FOR BLACK PIGEONS

19H30 - LOUDER THAN YOU THINK

Sala Paulo Amorim

19H - MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA

23 DE OUTUBRO, SEGUNDA

Sem atividade

24 DE OUTUBRO, TERÇA

Sala Eduardo Hirtz

15H30 - ÓPERA CABARÉ CASA BARBOSA

17H30 - LA DANZA DE LOS MIRLOS

19H30 - PEIXE ABISSAL

Sala Paulo Amorim

19H - LICHT: STOCKHAUSEN'S LEGAY

25 DE OUTUBRO, QUARTA

Sala Eduardo Hirtz

15H30 - OTAVIO III - O IMPERADOR

17H30 - FREVO MICHILES

19H30 - CAN AND ME

Sala Paulo Amorim

19H - LUPICÍNIO RODRIGUES - CONFISSÕES DE UM SOFREDOR *

* Sessão apresentada por Lupicínio Rodrigues Filho e seguida de pocket-show.

SINOPSES DOS FILMES

PANORAMA BRASILEIRO

De Você Fiz Meu Samba

Isabel Nascimento Silva | Brasil | 2022 | 72’

A diretora Isabel Nascimento da Silva traz histórias de amor e saudade a partir dos depoimentos das viúvas de cinco baluartes do samba carioca. O documentário acompanha a rotina dessas mulheres que, em um trabalho invisível, se tornaram guardiãs de parte fundamental da música brasileira.

Elis & Tom, só tinha de ser com você

Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay | Brasil | 2022 | 100'

Duas grandes estrelas da música brasileira se reúnem em Los Angeles para gravar o álbum que se tornou um clássico. Munido de uma câmera 16mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.

Famoudou Konate - The King of Djembe

André Piruka, Billy Konate | Guiné / Brasil | 2023 | 78'

Nos anos 60, Famoudou Konate se juntou ao recém-criado Ballet Africano e realizou extensas turnês pelo mundo, sendo aclamado o Rei do Djembe - um instrumento que também tem uma função espiritual e social na República da Guiné. Aos 80 anos e de volta ao seu país de origem, Famoudou conta sua trajetória. O filme também mostra os preparativos para sua festa de aniversário e o reencontro com outros mestres e amigos.

Fausto Fawcett na Cabeça

Victor Lopez | Brasil | 2022 | 103’

Se você pensa que dentro da cabeça de Fausto Fawcett só passa poesia, sexo, tecnologia e transgressão, você acertou cem por cento! O filme mostra o cotidiano do poeta e cantor em seu minúsculo apartamento em Copacabana. Nesse contexto é revelado seu universo particular, no qual fronteiras narrativas, filosóficas e temporais são atravessadas, revelando outros mundos e o caráter criativo, incansável e desafiador de um artista singular.

Frevo Michiles

Helder Lopes | Brasil | 2023 | 84’

Figura frequente no IN-EDIT BRASIL, Helder Lopes (“Onildo Almeida - o Grooveman” e “Pipoca Moderna”) estreia na COMPETIÇÃO NACIONAL do festival trazendo a trajetória de Jota Michiles, compositor de frevos antológicos, sendo reverenciado por grandes artistas pernambucanos, como Getúlio Cavalcanti, Maestro Edson Rodrigues e Alceu Valença.

No filme, Michiles fala sobre sua carreira, desde as primeiras composições até a revolução que promoveu no mais pernambucano dos ritmos brasileiros.

Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor

Alfredo Manevy | Brasil | 2022 | 99’

Muito antes de Reginaldo Rossi, o gaúcho Lupicínio Rodrigues elevou ao status de arte a música de corno. Compositor de canções que utilizavam o sofrimento, as traições e os desenganos amorosos como matéria prima, Lupicínio tem sua trajetória contada neste filme, dirigido por Alfredo Manevy.

Utilizando muitas imagens de arquivo, o filme traz histórias deliciosas contadas em um depoimento gravado pelo próprio Lupicínio nos anos 1970 - tempo suficiente para ele beber uma garrafa de whisky.

Miúcha, a voz da bossa nova

Liliane Mutti, Daniel Zarvos | Brasil, França | 2022 | 98’

Construído a partir de inúmeras imagens de arquivo, depoimentos em fita cassete e cartas escritas por Miúcha, o filme revela seu cotidiano, os desafios artísticos e pessoais e a luta para conquistar o merecido reconhecimento. Concentrando-se no período em que foi casada com João Gilberto, o filme torna explícito o quanto ela era silenciada e sabotada por seu marido e que seu talento vai muito além do fato de ser irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto.


Moa - Raiz Afro Mãe

Gustavo McNair | Brasil | 2022 | 100'

Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência.

O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural. Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.

Otávio III - O Imperador

Cavi Borges | Brasil | 2023 | 60’

Mais bem posicionado que um centroavante na pequena área, Otávio Terceiro conviveu com grandes nomes da música e do cinema nacional. Tomava whisky com Pixinguinha, chopp com Dorival Caymmi e foi o responsável por levar um cantor iniciante a se apresentar pela primeira vez na televisão, um tal de Roberto Carlos. Além disso, por muitos anos foi empresário e amigo íntimo de João Gilberto.

No filme, Otávio passeia pelas ruas do Rio, narrando sua história, até que um problema inesperado obriga o diretor do filme a seguir por outros caminhos.

Ópera Cabaré Casa Barbosa

Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques | Brasil | 2023 | 89’

Os diretores Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni voltam ao IN-EDIT BRASIL com pérolas perdidas: fitas contendo gravações de shows históricos realizados no Òpera Cabaré, casa de espetáculos que existiu no boêmio bairro do Bixiga, em São Paulo, entre os anos 70 e 80, a partir das quais realizaram este documentário. A partir destas gravações, com artistas como Clementina de Jesus e Adoniran Barbosa, eles convidam uma nova geração de artistas, que costumam se apresentar na Casa Barbosa - também localizada no Bixiga, para discorrer sobre as músicas e interpretá-las em versões inéditas e emocionantes.

Peixe Abissal

Rafael Saar | Brasil | 2022 | 110’

Outra figura frequente no IN-EDIT BRASIL, Rafael Saar (vencedor de 2015, com “Yorimatã”), traz o universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Soropositivo desde os anos 1990, Capucho utiliza não somente a doença, mas também suas sequelas físicas como fontes de sua reinvenção artística. “Peixe Abissal” nos apresenta um território onde literatura, música e pintura se cruzam em um submundo gay e pornográfico. * O filme ganhou menção especial do júri no In-Edit Brasil 2023, realizado em junho, em São Paulo.

Reggae Resistência

Cecilia Amado e Pablo Oliveira | Brasil | 2023 | 60’

O documentário conta a história do reggae do Recôncavo Baiano, com destaque para as cidades de Cachoeira e São Félix, e depoimentos de nomes importantes da cena local como Edson Gomes e Nengo Vieira, que criaram os pilares de um gênero que se estabeleceu como um dos símbolos de resistência da cultura negra daquele estado.

Tangos e Tragédias Para Sempre

Aloisio Rocha | Brasil | 2022 | 79”

O diretor Aloísio Rocha nos conta a divertida história de dois artistas nascidos em outro país, a Sbørnia. Sendo obrigados a fugir de sua terra natal após a chegada do Rock and Roll, Kraunus Sang e o Maestro Pletskaia cantavam e contavam suas desventuras. Interpretados por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, a dupla era formada por personagens do espetáculo Tangos e Tragédias, que se apresentou por quase três décadas em Porto Alegre e foi sucesso por todo o país. Com depoimentos de Hique Gomez, parentes, amigos e colaboradores, a trajetória desse espetáculo e de seus criadores tem neste filme o seu registro mais completo.

Terruá Pará

Jorane de Castro | Brasil | 2023 | 100’

A partir de depoimentos de personagens fundamentais, como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato, entre outros, a diretora Jorane Castro nos conduz a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção. * O filme foi o grande vencedor do In-Edit Brasil 2023, realizado em junho, em São Paulo.

Villa-Lobos em Paris

Alexandre Guerra e Marcelo Machado | Brasil | 2023 | 60’

Único representante da música na Semana de Arte Moderna de 1922, o compositor Villa-Lobos foi objeto das maiores vaias naquele evento. Depois disso, ele decide passar uma temporada em Paris, onde se encontrou com personagens como Jean Cocteau, Andres Segovia, Arthur Rubinstein, entre outros. É a partir daí que Villa-Lobos se confronta com sua identidade, passando a buscar em suas raízes novos rumos para sua obra. O filme, dirigido por Alexandre Guerra e Marcelo Machado, percorre os lugares por onde o músico passou na capital francesa, investigando as causas e efeitos desses encontros e da cidade em seu trabalho.

PANORAMA MUNDIAL

CAN and Me

Michael P. Aust | 2022 | Alemanha | 90 min.

Este é um retrato íntimo e poético de Irmin Schmidt, fundador do CAN, um dos grupos criadores do movimento krautrock surgido na Alemanha no final dos anos 1960. Através de um caleidoscópio de concertos, filmes e óperas para os quais compôs a música, o tecladista Irmin - hoje com mais de 80 anos - conta como se reinventou inúmeras vezes e aborda temas como sua relação com Stockhausen e Ligeti, o uso de drogas, o minimalismo de Nova York, o passado nazista de seu pai e sua paixão pelo cinema e pela música eletrônica.

Carmine Street Guitars

Ron Mann | Canadá | 2018 | 80 min.

Esta é uma linda homenagem a Rick Kell, luthier que, com madeira de prédios demolidos em NY, fez guitarras para Lou Reed, Patti Smith, Bob Dylan e qualquer um que quisesse tocar "um pedaço da cidade". O filme acompanha uma semana em sua loja/oficina em Greenwich Village, onde trabalha com sua mãe e uma aprendiz espirituosa. Neste tempo, um impressionante elenco de artistas passou por ali: Jim Jarmusch, Lenny Kaye, Bill Frisell, “Captain” Kirk Douglas (The Roots), Nels Cline (Wilco), entre outros, para conversar, falar de guitarras e da vida em geral.

Have You Got It Yet? The Story of Syd Barrett and Pink Floyd

Roddy Bogawa, Storm Thorgerson | Reino Unido | 2023 | 94 min.

Syd Barrett foi co-fundador do Pink Floyd e sua principal força criativa em seus anos de atividade. Gravou dois discos, fez shows memoráveis mas teve que sair. Fora da banda, com problemas mentais agravados pelo uso de drogas psicodélicas, viveu longe dos holofotes e deixou alguns discos cultuados por seus fãs. O filme reúne os quatro membros da banda, Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright e muitos outros personagens que conviveram com Syd para contar sua história e lhe prestar um merecido tributo.

La Danza de Los Mirlos

Álvaro Luque | 2022 | Peru | 84 min.

Se existe uma banda que definiu o som da cumbia amazônica e se tornou uma referência para milhões de pessoas no mundo inteiro, certamente é Los Mirlos. Formada em Moyobamba (Peru) no início dos anos 1970, hoje sua música é celebrada nas pistas de dança do mundo inteiro, rebatizada de cumbia psicodélica graças ao timbre de suas guitarras. Aqui, Jorge Rodríguez Grández - voz principal e guitarrista - nos conta a trajetória do grupo, mostra gravações históricas tiradas de seu arquivo pessoal e revela detalhes de um tempo que já se tornou lendário.

Licht: Stockhausen’s Legacy

Oeke Hoogendijk | 2022 | Holanda | 122 min.

Considerado um dos maiores gênios musicais do século XX, Karlheinz Stockhausen (1928 - 2007) nos deixou sem encenar sua última obra, “Licht”, uma ópera complexa e magnânima que demanda diferentes palcos e centenas de participantes e cuja duração, ao ser executada, é de uma semana.

Neste filme, suas duas esposas assumem o desafio de montá-la mesmo sabendo que o projeto pode mudar suas vidas para sempre. Com a ajuda do governo holandês, elas embarcam num processo sem volta que envolve não só a complexidade de entender e interpretar a obra, mas também paixões e atritos pessoais.

Louder Than You Think

Jed I. Rosenberg | Estados Unidos | 2023 | 90 min.

Essa é a vida de Gary Young, o improvável baterista original da banda Pavement, um ícone no universo do indie rock. Tempestuoso e movido a álcool e drogas, seus métodos de produção aleatórios acabaram ajudando acidentalmente a lançar a estética lo-fi que acabou se tornando uma referência em seu meio. De motor de ascensão da banda a seu vilão, Gary passou por inúmeras fases e por histórias hilárias. Hoje, trinta anos depois, com escoliose, coágulos sanguíneos e um fígado enrugado, ele ainda toca bateria sem arrependimentos.

Music for Black Pigeons

Andreas Koefoed, Jørgen Leth | Dinamarca | 2022 | 92 min.

Dois aclamados cineastas dinamarqueses - Jørgen Leth e Andreas Koefoed - acompanharam o compositor e guitarrista Jakob Bro por 14 anos, testemunhando os seus encontros musicais no mundo jazz. Entre gravações, ensaios e processos criativos, Jakob se encontra com seus parceiros, enquanto a câmera capta detalhes em mãos e olhares que buscam cumplicidade e sinergia sonora. Entre momentos mágicos, figuras como Lee Konitz, Thomas Morgan, Paul Motian, Bill Frisell, Mark Turner, Joe Lovano falam de diversos aspectos musicais, seja na hora de tocar, compor ou ouvir.

Omara

Hugo Pérez | Estados Unidos | 2021 | 77 min.

Omara Portuondo conquistou fama internacional como um dos destaques do filme "Buena Vista Social Club”, de Wim Wenders. Desde então, a cantora não parou de gravar, viajar e fazer shows. Seja com a orquestra que a impulsionou ao estrelato ou com sua própria banda, ela se apresentou pelos quatro cantos do mundo e se tornou um dos símbolos da cultura cubana. Neste documentário, o diretor Hugo Pérez entra na intimidade de Omara que, perto de completar 80 anos de carreira, continua buscando canções novas para emocionar seu público.

Sonic Fantasy

Marcos Cabotá | 2022 | Espanha, Estados Unidos | 95 min.

Essa é a história da gravação de "Thriller” de Michael Jackson, um álbum que mudou não só a história da música pop, mas criou um novo padrão de produção na indústria musical. Contada por Bruce Swedien, técnico de som e braço direito de Quincy Jones naqueles tempos, o documentário revela as alegrias e dificuldades de todo o processo de gravação. Quando Michael, Quincy e Bruce entraram no estúdio para gravar o que seria a sequência do aclamado disco “Off The Wall” a pressão era enorme. A gravadora exigia um sucesso imediato para frear a queda de vendas de seus discos e consequentemente de seus lucros. “Sonic Fantasy” nos leva do vazio criativo ao lançamento do disco mais vendido de todos os tempos.

Foto: Divulgação

____________________________________________

ATENÇÃO - Estamos aqui para evitar que você perca seu patrimônio.

Não está conseguindo pagar as parcelas do financiamento do seu carro, moto ou caminhão? Esse recado é para você!

Manda um OK para nosso Whatsapp 05499126 9857


https://www.facebook.com/NoticiasVGGramado/videos/682473817247060

_________________________

PRO IMAGE DRONES

A divulgação do seu produto ou serviço elevada a um nível superior!

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

WhatsApp (54) 99160 0714

https://www.facebook.com/NoticiasVGGramado/videos/855277206166705



Commentaires


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page