• Ricardo Veras

Levantamento aponta que oferta de empregos em Gramado supera desemprego gerado pela pandemia

Levantamento aponta que oferta de empregos em Gramado supera desemprego gerado pela pandemia


Gramado mais uma vez demonstra sua capacidade de superar crises. Exemplo é a relação entre o número de admissões e demissões no mercado de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o levantamento de dados no mês de julho de 2021 apontou que a cidade apresentou o melhor resultado de admissões dos últimos três anos, foram 1,7 mil contratações. Considerando o mesmo período, Gramado já reverteu o desemprego causado pela pandemia do novo coronavírus.

Dos setores que mais abriram vagas de empregos, destaque para o setor de serviços, incluindo hotéis, restaurantes e parques, que representa 69% dos novos empregos, e seguido pela indústria com 16%, as demais estão divididas entre o comércio e outras atividades econômicas. “Estamos caminhando para um ‘novo’ recomeço graças ao trabalho árduo e persistente de nossa população que jamais baixa a cabeça. Eu sempre reforço a importância de nossa gente para o sucesso de nossa Gramado”, disse o prefeito Nestor Tissot.

Outro dado que apresenta evolução é o número de oportunidades novas geradas no mês de julho, foram 710 vagas, sendo o segundo melhor resultado dos últimos três anos. De janeiro a agosto, Gramado registrou a emissão de 641 novos alvarás e 488 certificações de empresa, segundo a Lei de Liberdade Econômica. A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, contabiliza no mesmo período 1.129 novos negócios na cidade.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor de Gramado fica localizada junto à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e presta importantes serviços aos empreendedores locais. O espaço auxilia na abertura de novas microempresas individuais (MEI´s), alterações cadastrais, emissão do boleto de contribuição mensal, declaração anual de faturamento, emissão de certidões diversas, auxílio na emissão de nota fiscal eletrônica, consulta de viabilidade, entre outros serviços.

A Administração está trabalhando para firmar uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Campus Canela, para ofertar orientação jurídica aos empreendedores. Está sendo concluído o processo de certificação da Sala junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). A Secretaria fica na Av Hortênsias, 2029, junto ao Prédio da Prefeitura Municipal e a Sala do Empreendedor atende das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Crédito: Ascom/Cleiton Thiele