• Ricardo Veras

Matería Capitão Rodrigo completa 5 anos no Largo da Borges

Matería Capitão Rodrigo completa 5 anos no Largo da Borges

No último dia 15 de novembro, a Matería Capitão Rodrigo, localizada no Largo Da Borges, coração de Gramado, comemorou mais um aniversário. Há 6 anos, o projeto foi iniciado com atividades voltadas ao culto do mate-chimarrão por meio de palestras, mostras e exposições itinerantes em Gramado e em outras regiões do estado. Mas foi em 2016 que a Matería se instalou, definitivamente, no Largo da Borges. Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza criaram um novo conceito em receptivo da cultura gaúcha. “No período em que desenvolvemos ações de educação cultural relacionadas ao tema do mate-chimarrão de forma itinerante, percebemos a necessidade de criar um espaço voltado ao universo da erva-mate, a ‘bebida símbolo da hospitalidade gaúcha’ , assim nasceu a primeira Matería do Brasil, a Matería Capitão Rodrigo de Gramado”, aponta Fernanda, que é especialista em usos e costumes da cultura gaúcha.

A Matería Capitão Rodrigo funciona diariamente o ano inteiro como uma escola do mate-chimarrão, compartilhando as formas de preparo, consumo da bebida e oferecendo a experiência sensorial da degustação do mate chimarrão de forma gratuita. No dia do aniversário, o local recepcionou amigos e clientes para um dia regado a chimarrão, chá-mate gelado, doces de Pelotas e muitas outras iguarias que fazem parte das tradicionais rodas de mate.

Destaque no TripAdvisor O sucesso entre os clientes do Estado e de todas as partes do Brasil e mundo é tamanho, que há pelo menos 3 anos, a loja física no Largo da Borges está em primeiro lugar no segmento de compras em Gramado no TripAdvisor, sendo vencedor do Travellers’ Choice 2021. “Nos orgulhamos deste reconhecimento que, para nós, demonstra a aprovação da experiência e o desejo do visitante em levar um pouco desta cultura para as suas vidas”, relata Fernanda..

Outra forma de compartilhar a cultura do mate pelos pesquisadores é a “Bolanta da Matería” uma unidade móvel, que foi inaugurada em 2018. É uma reprodução de um carro de tração animal utilizado por comerciantes ambulantes no passado, e que tornou-se a unidade móvel do estabelecimento presente em diversos eventos e pontos turísticos da Serra Gaúcha. “A família Matería Capitão Rodrigo agradece a todos que torceram, apoiaram e prestigiaram o nosso trabalho nesta caminhada que nos enche de orgulho e gratidão”, conclui Fernanda.

Créditos Laura Gallas/Divulgação