top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Miss Latina RS celebra a cultura latina e o protagonismo feminino em espetáculo inovador

Miss Latina Rio Grande do Sul celebra a cultura latina e o protagonismo feminino em espetáculo inovador



Além de júri formado majoritariamente por mulheres, candidatas podem optar por usar cangas ou capas durante os desfiles em traje de banho


O Miss Latina Rio Grande do Sul é um dos maiores concursos de beleza do estado, com um histórico de sucesso e prestígio em toda a região. Desde sua criação, o evento tem se destacado por promover a diversidade cultural e a beleza da mulher latina, tendo como foco principal a valorização das mulheres gaúchas.


Ao longo dos últimos 14 anos, o evento já premiou diversas jovens com o título, incluindo nomes como Cíntia Regert (Passo do Sobrado), Júlia Guerra (Soledade) e Daiara Stein (Venâncio Aires), entre outros. Essas jovens representaram o estado na etapa nacional e, posteriormente, o Brasil na fase internacional da franquia, trazendo destaque e reconhecimento para o Rio Grande do Sul.


O impacto do concurso a nível estadual é inegável. Através do Miss Latina Rio Grande do Sul, diversas mulheres têm a oportunidade de se destacar na sociedade, mostrando mais do que beleza, suas personalidades e voz para um público cada vez mais amplo. Além disso, o evento tem um papel importante na valorização da cultura latina, promovendo a diversidade e a inclusão em uma sociedade cada vez mais globalizada.


Próximo de celebrar o seu décimo quinto aniversário desde que se passou a promover a escolha no estado, o Miss Latina Rio Grande do Sul firma o compromisso com o empoderamento de mulheres – uma das principais motivações do concurso. Ao promover a beleza, a cultura e o talento das mulheres gaúchas, o evento busca inspirar e empoderar as jovens participantes, além de todas as mulheres que acompanham o concurso. Durante todo o processo de escolha, as participantes são incentivadas a desenvolver habilidades importantes, como a autoconfiança, a comunicação, o trabalho em equipe e a liderança. Essas habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer área da vida, e o evento oferece uma oportunidade única para que as jovens possam desenvolvê-las. Além disso, o concurso também promove a sororidade e a união entre as participantes. Durante o período de preparação, as jovens têm a oportunidade de conhecer outras mulheres com interesses e objetivos semelhantes, criando laços duradouros e fortalecendo uma rede de contatos.


O Latina também tem um papel importante na quebra de estereótipos e preconceitos em relação à beleza feminina. O evento valoriza a pluralidade, promovendo a aceitação de diferentes tipos de beleza e, principalmente, valorizando a individualidade de cada participante. Assim, o Miss Latina Rio Grande do Sul é muito mais do que um concurso de beleza. É um evento que tem como objetivo empoderar e inspirar mulheres, criando uma rede de apoio e incentivo para que todas possam se desenvolver e alcançar suas potencialidades – o que colabora no enfrentamento às desigualdades e violências de gênero.


O jornalista e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, Michael Costa, responsável pela realização do evento, destaca que, mais do que escolher uma "miss", o objetivo é promover uma reflexão sobre a importância da representatividade feminina na sociedade e na cultura latina. Para isso, o concurso busca evidenciar a pluralidade de características, incentivando as candidatas a expressarem suas próprias personalidades e estilos. Diante disso, Costa ainda destaca a presença de um júri majoritariamente formado por mulheres. Outro destaque se dá em uma das provas mais tradicionais de uma competição de miss: o desfile em traje de banho. A partir desse ano, cangas e capas serão disponibilizadas para que as participantes possam escolher se querem exibir o bumbum durante os desfiles de biquíni e maiô. “A escolha da Miss Latina RS não é apenas sobre beleza. O espetáculo final é ponto de partida para uma série de ações que visam promover a cultura latina e o protagonismo feminino”, comenta.


Em um momento em que o mundo discute questões como igualdade de gênero, diversidade e inclusão, o concurso se destaca por oferecer uma plataforma para que as mulheres latinas possam mostrar sua força e sua beleza de maneira autônoma e sem estereótipos. A final deste ano ocorre entre os dias 7 e 9 de setembro, na cidade de Santa Cruz do Sul.


SOBRE O CONCURSO


O Miss Rio Grande do Sul Latina é a etapa estadual do Miss Latina Brasil, concurso realizado anualmente no país deste o ano de 1984. A etapa nacional elege a representante brasileira para o maior evento da beleza latina do planeta: o Miss América Latina del Mundo. O concurso internacional tem sede na Flórida (EUA) e acontece desde o ano de 1981. Participam países de língua latina, bem como nações representadas por mulheres com tal descendência.





Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page