• Ricardo Veras

Obra de restauração da Casa do Major atinge 60% de execuçãoUm dos cinco bens tombado pelo patrimôn

Obra de restauração da Casa do Major atinge 60% de execução



Um dos cinco bens tombado pelo patrimônio histórico e cultural em Gramado, a Casa do Major Nicoletti está sendo restaurado e as obras já alcançaram 60% de execução. Executada por empresa especializada através de uma parceria pública-privada, a restauração fará com que o museu retorne à sua originalidade ao final do processo. Após concluída a restauração, a Casa será aberta ao público e o espaço ganhará uma cafeteria.



Apesar de os imensos tapumes colocados ao redor da edificação, a curiosidade é grande para saber qual será o resultado final da restauração. “Quando viajo para cidades com grandes riquezas culturais como é o caso de Gramado sempre busco conhecer. É uma pena que ainda não está pronta a restauração da Casa. Até questionei sobre a importância do Major para a cidade, mas prometo retornar para conferir de perto como ficou esse local incrível, cheio de história”, disse a turista de Santos, litoral de São Paulo, Ana Márcia de Brito.



O prefeito Nestor Tissot destaca a importância da restauração da Casa Major Nicoletti. “Restaurar a Casa Major Nicoletti é reviver nossa história e deixar um legado para as futuras gerações. Graças ao excelente diálogo que a Administração possui com empresas e entidades a recuperação desse importante espaço está sendo viabilizada. Muito mais que valores financeiros é preciso direcionar nossos olhares para a importância da obra no contexto histórico material”, disse.



O secretário de Cultura Ricardo Bertolucci Reginato fala do trabalho intenso que está sendo realizado no futuro Museu Casa Major Nicoletti. “O restauro da Casa Major Nicoletti e a criação de um museu que vai contar a história de Gramado, em um dos maiores pontos turísticos de nossa cidade, são âncoras de um grande programa de preservação histórica que estamos trabalhando para 2022. É importante que o desenvolvimento de Gramado passe, também, pela preservação de sua essência colonizadora”, destaca



A conclusão das obras está prevista para acontecer ainda no primeiro trimestre de 2022. Após o restauro, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, pretende encaminhar um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para que a exploração do espaço seja licitada e uma cafeteria criada.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado