top of page
Foto do escritorRicardo Veras

Prédio histórico ganha serenata pela Cultura em São Francisco de Paula

Prédio histórico ganha serenata pela Cultura em São Francisco de Paula

Show com artistas locais diante da edificação centenária da prefeitura está marcado para o dia 28, a partir das 19h. O evento mobiliza a comunidade em torno do bem patrimonial que será tombado na ocasião e poderá se transformar no primeiro Centro cultural da cidade.

O Projeto Memórias de São Francisco de Paula promove no dia 28 de novembro, a partir das 19h, a Noite na Casa Amarela, uma apresentação de artistas da cidade diante da edificação centenária, na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com Rua 3 de Outubro.

O evento será conduzido pela banda Chico Santo que receberá participações especiais do gaiteiro Leonel Almeida e do roqueiro, morador da cidade, Alemão Ronaldo. A abertura terá a presença do secretário de Turismo, Cultura e Desporto do município, Rafael Castello Costa, para a celebração de tombamento da Casa e anúncio dos passos para a possível transformação do prédio no primeiro espaço para abrigar a memória de São Francisco de Paula e diferentes manifestações culturais.

Prédio foi reconstruído nos anos 30

A área onde está o prédio foi adquirida pela Administração em 1906, por um conto e quinhentos mil reis (1:500$000). No local, foram construídos o quartel, a cadeia civil e o edifício da Intendência.

A edificação passou por pelo menos duas grandes reformas que mudaram o seu aspecto externo. Na década de 1930, durante a gestão do prefeito Antônio Viríssimo Ribeiro, quando o prédio original foi considerado "velho e anti-higiênico". A reforma que reconstruiu e ampliou o edifício custou à época 30 contos de reis (rs 30:000$000) e foi inaugurada em 31 de janeiro de 1934.

A outra grande reforma foi citada em entrevista ao jornal Folha da Serra, em 14 de setembro de 1946. O então prefeito Alziro Torres Filho mencionou ter realizado, em sua gestão, uma espécie de reconstrução do prédio. A intervenção é notada em fotos da fachada. O imóvel abrigou o gabinete dos prefeitos até 2005. As secretarias permaneceram até 2023, durante o governo Marcos Aguzzolli.

O projeto Memórias de São Francisco de Paula promove o conhecimento e o acesso ao patrimônio cultural de São Francisco de Paula. Nesta edição, acompanha a futura intervenção na construção centenária do município, com o financiamento do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

PROJETO MEMÓRIAS

O Memórias de São Francisco de Paula é um projeto de Educação Patrimonial que valoriza os bens culturais do município. Em 2020, três bens patrimoniais foram destaques (Hotel Cavalinho Branco/Lago São Bernardo, Colégio José de Alencar e Cinema Serrano), com a produção de Documentários, Rodas de Memórias e um Livro. O projeto contou com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Fundo de Apoio à Cultura, e realização da prefeitura.

Em 2024, o projeto retornou com o documentário “Hampel, 125 anos”, sobre o pioneiro hotel serrano. Também realizou visitas guiadas ao patrimônio. A etapa foi financiada pelo Ministério da Cultura/Lei Paulo Gustavo e apoio do Parador Hampel.

O conteúdo pode ser acessado no canal do YouTube Viva São Chico --> https://www.youtube.com/@vivasaochico5566 Serviço

O que: Noite na Casa Amarela, com Banda Chico Santo e participações especiais: Leonel Almeida e Alemão Ronaldo

Onde: Avenida Júlio de Castilhos, esquina Rua 3 de Outubro, São Francisco de Paula.

Quando: 28 de novembro, quinta, 19h

Realização: Ministério da Cultura, financiamento Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

 

Comments


Em destaque

bottom of page