• Ricardo Veras

Prefeitura pede a colaboração da população para não jogar lixo e entulhos nas ruas

Prefeitura pede a colaboração da população para não jogar lixo e entulhos nas ruas



A Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, realizou na terça-feira (23), uma ação de recolhimento de lixo depositado em locais impróprios nos bairros Várzea Grande e Vila do Sol. Porém, apenas 24 horas após a limpeza a cena voltou a se repetir. Restos de materiais de construção foram jogados ao lado da via pública, mesmo existindo no local uma placa alertando sobre a proibição do descarte de lixo.

A Secretaria de Meio Ambiente pede a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. “Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente a suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Maria de Lurdes Hencke.


A Secretaria orienta também, aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. O descarte de material de construção ou entulho de obras ou demolições não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis.

Já o lixo verde, formado por resíduos de grama e restos de poda, são recolhidos semanalmente todas as sextas-feiras, em todos os bairros. O recolhimento no Centro é diário. “Pedimos conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais, poda de árvores ou reformas em suas residências não descartem o material em via pública”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rafael Ronsoni.

Crédito: Divulgação