• Ricardo Veras

Prefeitura se reúne com a Gramado Turismo para tratar sobre o transporte público



Prefeitura se reúne com a Gramado Turismo para tratar sobre o transporte público


Buscando esclarecer algumas reclamações de usuários do transporte público, a Prefeitura de Gramado, por meio da secretária de Cidadania e Assistência Social, Vera Simão, esteve reunida com o gerente da Gramado Turismo, Gilnei Garcia. A empresa é responsável pela prestação do serviço no município. O encontro ocorreu na sede da Gramado Turismo, localizada no bairro Várzea Grande.

Na ocasião, a secretária esclareceu algumas reivindicações de pessoas com 65 anos ou mais usuárias do transporte coletivo de passageiros. Segundo ela, dos 60 aos 65 anos é preciso apresentar a Carteira de Pessoa Idosa, porém acima dos 65 anos, o documento deixa de ser obrigatório, sendo necessário apenas um documento pessoal com foto. “São pequenos detalhes que fazem a grande diferença na vida dos usuários”, disse Vera Simão.

Com relação a lotação e horários, Gilnei Garcia destaca que a empresa está atendendo o decreto estadual vigente e que fiscais acompanham as viagens para garantir que todos os protocolos sejam cumpridos. “Temos um limitador de uso do veículo que é a lotação de banco e é proibido passageiros em pé. Nós temos ônibus de hora em hora nos das 6h às 21h40. Conforme o decreto o comércio funciona até as 20h. Estamos mantendo vários veículos de reforço nos períodos da manhã e tarde”, explica.

Segundo Gilnei, a empresa está enfrentando dificuldades financeiras para manter a operação em função do baixo fluxo de passageiros provocado pela pandemia do coronavírus. “Durante a semana transportamos uma média de mil passageiros, porém aos finais de semana esse número reduz para apenas 350. Infelizmente os números não são suficientes para pagar toda a operação de transporte e estamos tendo prejuízos”, avalia o representante da empresa.

Por fim, Gilnei esclarece que a Gramado Turismo está disposta a ofertar os melhores serviços, porém necessita da compreensão dos usuários. “Algumas pessoas não entendem como é feito o transporte de passageiros. Gramado é complicado e complexo. Tem dias que deixamos vários veículos preparados como reforço e não é utilizado, porém o custo de funcionário, combustível, deslocamento e manutenção existe”, finaliza.

Os horários do transporte estão disponíveis no site www.gramadoturismo.net/.

Crédito: Divulgação