Ricardo Veras
Procissão de Ramos abre Semana Santa na Páscoa em Gramado
Procissão de Ramos abre Semana Santa na Páscoa em Gramado
O terceiro final de semana da Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia foi repleto de atrações lúdicas e religiosas. Um dos pontos altos foi a Procissão de Ramos, que aconteceu na manhã de domingo (10) na avenida Borges de Medeiros. Mais de 1.500 pessoas acompanharam o rito religioso que abriu a Semana Santa. Após a bênção dos ramos pelo padre Lucas Peres, a procissão partiu da Vila de Páscoa, ao lado da rodoviária, até a Igreja Matriz São Pedro, onde ocorreu a missa.
Em tom emocionante, um personagem representando Jesus Cristo fez o percurso montando num jumento e um elenco usou roupas de época para simbolizar a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Na chegada da procissão, os fiéis que acompanharam o cortejo saudaram o Rei Humilde com ramos de oliveira. “Os ramos são usados para acolher e aclamar Cristo como rei. Porém, o reinado se manifestou na cruz e na ressurreição”, explica o padre Lucas.
Além da Procissão de Ramos, a programação do Gramado Aleluia terá outro cortejo ao ar livre. Na Sexta-feira Santa, dia 15, a partir das 20h, a Procissão dos Passos vai mostrar a via crucis de Cristo. Ao todo, serão 14 cenas, nove carros e mais de 400 pessoas participando com figurinos de época entre artistas e pessoas da comunidade católica de Gramado.
O aspecto lúdico da Páscoa também contou com extensa programação artística e cultural no final de semana. A Parada de Páscoa pela avenida Borges de Medeiros é uma das atrações consagradas. Na Rua Coberta, estão instalados o Espaço Kids Criamigos e o Palco, que recebe atrações teatrais e musicais de sexta a domingo. Já na praça das Etnias, funciona diariamente a Vila de Páscoa. Além de espaço para comércio de artesanato e área gastronômica, a Casa do Coelho Pascoalino está instalada na praça. O personagem atende ao público de sexta a domingo, a partir das 17h. Já o Vita Boulevard recebeu no sábado (09) a Orquestra de Violões de Gramado.
Crédito: Ascom/PMG
Comentários