top of page

Rede Experimenta São Chico – Naturalmente será lançada para fortalecer o turismo rural e de natureza do município serrano

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 24 de jun.
  • 3 min de leitura

Experimenta São Chico – Naturalmente: descubra São Francisco de Paula, um paraíso de natureza exuberante e de um povo acolhedor esperando por você. Este município encantador é conhecido por suas paisagens deslumbrantes e pela diversidade de atrações turísticas que oferece. No entanto, devido ao seu grande território, os visitantes podem encontrar dificuldades para explorar todas as suas maravilhas e iniciativas incríveis.

Pensando nisso, a Rede Experimenta São Chico – Naturalmente foi criada para conectar você a tudo que São Chico tem de melhor. Esta rede inovadora promete facilitar o acesso às experiências de turismo rural e de natureza, tornando a visita do turista ainda mais rica e inesquecível.

Na manhã de 26 de junho, quinta-feira, 10h, a Rede Experimenta São Chico – Naturalmente irá reunir os agentes da Cadeia de Turismo Rural e de Natureza na Fazenda da Cria, em São Francisco de Paula/RS. O evento contará com presença dos parceiros da pesquisa: Prefeitura de São Francisco de Paula, Associação de Agricultores Ecológicos Alecrim, Arca Verde, UERGS, Corede-Hortênsias e autoridades locais. A atividade de lançamento está vinculada a pesquisa “O Turismo Rural em São Francisco de Paula, RS: novas tecnologias para o desenvolvimento regional e sustentável” financiada pelo FINEP.

Desenvolvimento do Aplicativo

Durante o lançamento, será apresentado o aplicativo que irá conectar os agentes da cadeia produtiva de turismo rural e de natureza em São Francisco de Paula. Até o final do período de pesquisa, previsto para 2026, o aplicativo estará disponível gratuitamente para os turistas, oferecendo uma versão básica que permitirá acesso às diversas experiências e informações mencionadas anteriormente, facilitando a conexão e o aproveitamento do potencial do destino.

Participam desta fase do projeto: Alessandra Costa Smolenaars Dutra e Augusto Mussi Alvim, liderando a equipe de alunos do curso de Engenharia de Software da PUCRS - Giovanni Gonçalves Migon, Mariah Backes Freire, Gabriel Gioscia Velloso e Vinícius Costalunga Lima.

O que é o projeto “A Cadeia Produtiva do Turismo Rural em São Francisco de Paula/RS: novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável do Bioma Mata Atlântica":

Este projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do turismo rural na região de São Francisco de Paula (RS), utilizando as mais recentes tecnologias. Sua prioridade é fortalecer a cadeia produtiva do turismo rural, fundamentada em princípios de sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa busca conectar os produtores rurais aos consumidores de produtos e serviços turísticos por meio da criação de uma rede de turismo rural e de natureza. Essa rede pretende integrar diversos atores locais, aprimorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, valorizar a produção rural, ampliar as oportunidades de comercialização e atrair um maior fluxo de turistas. Dessa forma, o projeto contribui para o crescimento sustentável da região, promovendo o desenvolvimento econômico, a preservação cultural e a conservação ambiental.

PRÓ-MATA - PUCRS

O Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ-MATA, localizado em São Francisco de Paula, é uma peça importante na pesquisa e na preservação do Bioma Mata Atlântida. Iniciando uma nova fase, o Pró-MATA passa a promover a preservação ambiental aliada à inovação e ao desenvolvimento de novos modelos de negócios para os produtores rurais. Neste contexto, o Centro busca fortalecer a integração e a conexão entre todos os agentes da cadeia do turismo, impulsionando o crescimento sustentável da região.

O PRÓ-MATA é uma área de conservação ambiental da PUCRS, com aproximadamente 3.100 hectares, que recebe anualmente centenas de pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, tanto brasileiras quanto internacionais. Desde sua inauguração, o centro promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob a gestão do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA), contribuindo para a preservação, conhecimento e desenvolvimento sustentável da região.

Assessoria de imprensa do Projeto:

Jornalista Patrícia Soares Viale

留言


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page