top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Repaginado, Nativitaten promete repetir a magia das edições anteriores

Repaginado, Nativitaten promete repetir a magia das edições anteriores



Um repertório clássico interpretado por cantores de nível internacional e pelo Coro Vozes de Gramado, somado ao show de luzes, fogos e som, colocarão o Nativitaten entre os mais qualificados espetáculos já apresentados no Natal Luz de Gramado. “Não vai ser um show novo, mas vai ter uma nova roupagem, prezando sempre pela qualidade”, afirma o maestro Linus Lerner, diretor do espetáculo que será apresentado no Lago Joaquina Rita Bier nas noites de terça, sábado e domingo.

O espetáculo estará dividido em quadros, sendo que a passagem de um para outro não será percebida pelo público. Começa pela Criação do Mundo (água terra, fogo e ar), passando pelo Pecado e expulsão do paraíso, seguindo com a Anunciação do nascimento do Salvador. Passa, então, pelo Nascimento do Salvador e o Natal dos Pequeninos, seguindo o que Jesus disse: “vem a mim as crianças”. Lembrando que as crianças são o futuro do mundo, Linus Lerner explica que o espetáculo passa a ter, então, um momento delas, com o Papai Noel. Neste quadro do espetáculo, segundo Lerner, é destacado o Natal Hoje e o Natal Todo Dia. "É o que Jesus quer: que amem-se uns aos outros, assim como vos amei. O espetáculo termina com o Natal hoje e sempre", afirma o maestro.

Estes quadros são permeados com canções interpretadas pelo Coro Vozes de Gramado e por artistas de renome internacional. O coro vai ser um elemento não só cantando, mas uma pequena mostra teatral. A ideia de contar com artistas experientes, segundo ele, se justifica pela grandeza do evento. A intenção é que os cantores interpretem as suas canções nas balsas, dentro de bolas de Natal. Além disso, seguem os shows de luzes, águas e fogo, característica do Nativitaten.

Regente de corais e cantor, a ligação de Linus Lerner com o Natal Luz e Gramado é antiga Linus Lerner tem uma antiga e estreita ligação com Gramado e o Natal Luz. Foi como regente de corais de diversas cidades do RS que ele participou das primeiras edições do evento, quando o principal espetáculo artístico era comandando pelo maestro Eleazar de Carvalho e era apresentado em frente à Igreja São Pedro. Estreou como cantor no Natal Luz no primeiro espetáculo de luzes no Lago Joaquina Rita Bier, em 1992. Ele ligou-se definitivamente a Gramado ao ser um dos idealizadores e diretores do Gramado in Concert, que este ano chegou à sexta edição. Reside há 25 anos nos Estados Unidos.

O maestro Linus Lerner é elogiado pelo carisma e energia apaixonada que ele traz para suas performances musicais, inspirando artistas e transportando o público. Lerner tem regido na Alemanha. Brasil, Bulgária, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México, Panamá, Paraguai, Polônia, República Checa, Turquia e Rússia.

Lerner é atualmente Diretor Artístico e maestro da SASO - Southern Arizona Symphony Orchestra (EUA); OSRN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e OSG: Orquestra Sinfônica de Gramado (Brasil); Gramado In Concert: Festival Internacional de Música (Brasil); e ambos o Festival de Ópera de San Luís Potosí e o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner (México). Ele também atua como maestro do Round Top Festival Hill Institute (EUA).

Algumas de suas gravações incluem Mendelssohn (Meridian), com a Royal Philharmonic of London (primeiro brasileiro a gravar com essa renomada orquestra); American Classics (Naxos) e Celebration (Saso) com a Southern Arizona Symphony Orchestra; e Tonheca Dantas (OSRN) com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

Linus Lerner também trabalhou como professor e preparador de várias orquestras e coros e para o Sistema “La Esperanza Azteca” no México, onde ensinou mais de 100 professores e regentes. Sua performance de Carmina Burana com a OSRN ganhou o título de “Melhor Performance do Ano”. Antes de sua dedicação total à regência, Lerner também cantou com várias companhias de ópera e orquestras nos EUA, Brasil e Europa e recebeu vários prêmios em diferentes competições vocais.

Alguns reconhecimentos e honrarias importantes recebidos pelo Maestro Linus Lerner são: a Medalha Ohtli (o maior prêmio do governo mexicano) por seu trabalho para o desenvolvimento da ópera no México; a medalha Djalma Marinho e a medalha Alberto Maranhão por seu trabalho com a OSRN, bem como a chave da cidade por seu trabalho na comunidade musical de Tucson, AZ.

Lerner recebeu seu título de doutor em música em regência orquestral pela Universidade do Arizona (UA), mestrado em regência orquestral pela Florida State University (FSU), outro mestrado em Performance Vocal no Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati (CCM) e bacharelado em música em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil (UFRGS).

Crédito: Cleiton Thiele/SerraPress

Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page