top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

Secretaria da Cultura homologa inscrições e convoca slammers para competição de poesia no South Summit Brazil

Secretaria da Cultura homologa inscrições e convoca slammers para competição de poesia no South Summit Brazil

Etapa seletiva acontece em 19 de março, na Casa de Cultura Mario Quintana

A Secretaria da Cultura (Sedac) homologou, nesta segunda-feira (11/3), as inscrições dos 13 jovens que participarão da etapa seletiva da batalha de poesia falada, a Poetry Slam, que antecede a grande final, no South Summit Brazil. Confira abaixo a lista dos convocados dos Centros da Juventude (CJ):

1. Emily Alves de Freitas – CJ Lomba do Pinheiro

2. Isadora Antunes de Aguiar – CJ Lomba do Pinheiro

3. Jeverton Luiz de Castro Trevizan – CJ Cruzeiro

4. Kelvin Bryan Santos da Silva – CJ Rubem Berta

5. Matheus Goulart Trindade – CJ Rubem Berta

6. Niki Selma Silva de Campos – CJ Lomba do Pinheiro

7. Norton Matheus dos Santos Nunes – CJ Cruzeiro

8. Patrick Oliveira da Silva – CJ Cruzeiro

9. Rebeca de Oliveira Dias Jardim – CJ Cruzeiro

10. Roberta e Silva Marques – CJ Cruzeiro

11. Thiago Alves Camargo de Souza – CJ Lomba do Pinheiro

12. Victor Martim Pires Terra – CJ Viamão

13. Vitória de Cassi Rodrigues – CJ Lomba do Pinheiro

Os jovens estão, automaticamente, convocados a participar da fase seletiva do concurso, que acontece em 19 de março, a partir das 9h, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Desse processo, sairão seis slammers (como são chamados os competidores), que se enfrentarão no palco Music do South Summit, no Cais Mauá, em Porto Alegre, no dia 22 de março, às 13h.

Com um prêmio que chega a mil reais para o primeiro colocado, a iniciativa é uma oportunidade para os jovens de territórios em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos seis Centros da Juventude (CJ) do Rio Grande do Sul. Com textos autorais que podem ser improvisados ou elaborados previamente, a batalha desafia os candidatos a criarem, em até três minutos, poesias com temas de relevância social. O edital de seleção incentiva que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sejam abordados nos textos.

Os Centros da Juventude, vinculados à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), são espaços que visam gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida dos jovens que vivem em territórios em situação de vulnerabilidade social.

Além da premiação durante o South Summit Brazil, os seis CJs também oferecerão formação continuada de Poetry Slam a partir do mês de maio. As atividades serão abertas a todos os jovens dos Centros da Juventude, mesmo que não tenham participado da competição.

South Summit Brazil

Pela terceira vez em solo gaúcho, o South Summit Brazil 2024 será realizado entre 20 e 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Com foco renovado em inovação, tecnologia e empreendedorismo, o evento tornou-se referência para empresas que buscam oportunidades de crescimento e de parcerias nas áreas de interesse.

Ao longo dos três dias, a programação contará com a participação de cerca de 500 palestrantes de vários países. São esperados 24 mil participantes, mil investidores e 138 fundos de investimentos. Para este ano, a estrutura também será aumentada. Com a integração de mais um armazém do Cais Mauá, haverá a ampliação da área construída e útil, que chegará a 38 mil m², além de mais espaços cobertos e assentos nos painéis e exposições.

Como ponto alto, a edição traz nomes reconhecidos mundialmente na área da inovação, como o empresário insraelense Uri Levine, cofundador do Waze e conselheiro da Moovit.

Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac

Edição: Camila Cargnelutti/Secom


Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page