• Ricardo Veras

Secretaria da Cultura inicia pesquisa nos bairros para desenvolver seus projetos futuros

Secretaria da Cultura inicia pesquisa nos bairros para desenvolver seus projetos futuros



A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura, já começou a trabalhar em 2022. Para elaborar um plano de ação baseado nas demandas populares, a pasta do executivo municipal começou a se reunir com representações de bairros para ouvir quais são os principais mecanismos de consumo cultural, bem como as principais carências na área.

As audiências da Secretaria começaram pela Escola Municipal Maximiliano Hahn, no bairro Carniel, na segunda-feira (09), quando o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato e a servidora Margarete Anschau conversaram com a diretora da escola, Fabiola Lourenço, a vice-diretora Rosenei Boeira e a professora de artes Thayse Martins.


Para elaboração de um planejamento eficaz é preciso que se tenha dados concretos feitos a partir de uma análise sensível e aprofundada. Esse é o objetivo da Secretaria da Cultura ao ouvir núcleos sociais dos bairros da cidade para, só então, elaborar com mais eficácia seus projetos culturais.


“É preciso que criemos um ambiente de cultura democrática, ou seja, que analisemos quais são as realidades de cada ambiente e, só então, possamos definir como vamos atuar culturalmente nesse local. Para isso, é fundamental que ouçamos as comunidades de cada bairro. É isso o que estamos fazendo para elaboração dos nossos projetos e programas já para o próximo ano”, destaca o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato.

Ao longo de toda a semana, a Secretaria da Cultura se reunirá com as escolas da Rede Municipal de Ensino da zona urbana. Depois disso, conversará com as escolas rurais, com os alunos da rede de ensino e com outros núcleos representativos dos bairros da cidade.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado