• Ricardo Veras

Secretaria da Saúde aguarda chegada de novas doses para retomar a vacinação

Secretaria da Saúde aguarda chegada de novas doses para retomar a vacinação



A vacinação contra a Covid-19 teve continuidade nesta semana em Gramado. Porém, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a abertura de novas faixas de vacinação está condicionada à chegada de mais doses da vacina contra o coronavírus. Ainda não há previsão da entrega de mais remessas destinadas à primeira dose.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), das 24.706 doses recebidas, Gramado aplicou 23.144, sendo 15.662 aplicações referentes a primeira dose, 6.503 de segunda dose e 954 de dose única. A Vigilância em Saúde aplicou 93,6% das vacinas disponíveis. A Secretaria da Saúde salienta que as vacinas recebidas para a primeira dose até o momento já foram aplicadas.

A vacinação será retomada assim que novas doses forem entregues ao município. A Secretaria da Saúde pretende concluir a faixa etária do público de pessoas com 41, 42 e 43 anos. Havendo a disponibilidade de doses o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 será ampliado em Gramado.

Segunda dose, gestantes e puérperas

O município permanece completando o esquema vacinal com a segunda dose e aplicando a primeira dose em gestantes e puérperas, mulheres com até 45 dias pós-parto, maiores de 18 anos. A Secretaria da Saúde orienta que no caso de gestantes e puérperas, não há necessidade de apresentar autorização médica, mas havendo dúvidas, procure orientação do profissional responsável pelo acompanhamento gestacional.

A vacinação será por ordem de chegada e as pessoas deverão apresentar, no ato da imunização, documento de identidade com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência de Gramado. A aplicação ocorre em dois locais, Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. A aplicação em gestantes e puérperas ocorre somente no período da manhã em ambos os locais de vacinação.

A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado