• Ricardo Veras

Secretaria da Saúde retoma os grupos de Reeducação Alimentar e Antitabagismo



Parado desde o início da pandemia Coronavírus, em razão da suspensão de reuniões e eventos, o Programa de Reeducação Alimentar e o Controle do Tabagismo está de volta em Gramado. É a oportunidade de encontrar ajuda e tratamento para todos que desejam parar de fumar e também de prevenir a iniciação do consumo de derivados do tabaco entre crianças e adolescentes, além de hábitos saudáveis de alimentação.

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde e Vigilância em Saúde, começará os trabalhos nesta quarta-feira (20), no Auditório de Eventos do Centro Municipal de Saúde (Postão). O primeiro grupo de Reeducação Alimentar entrará em ação a partir das 14h e ainda não tem uma turma formada, já o grupo de Controle de Tabagismo tem duas turmas formadas até o momento, mas quem tiver interesse em participar, pode manifestar seu desejo diretamente na Secretaria da Saúde.

Para participar do Programa de Reeducação Alimentar é necessário ter encaminhamento de profissional de saúde ou participar de outro grupo da Secretaria Municipal de Saúde, como nutricionista, enfermeiro, médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, etc. Possuir Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gramado, além de apresentar atestado de vacinação (hepatite B, tríplice viral, febre amarela e duplo adulto) e o comprovante de vacinação contra o coronavírus.

Os encontros do Grupo de Reeducação Alimentar ocorrerão a cada 15 dias, iniciando amanhã. A Secretaria da Saúde reforça que, se algum participante apresentar sintomas gripais, deve comunicar o responsável pelo grupo e não comparecer aos encontros. Sendo recomendado procurar atendimento médico na Tenda Covid-19, junto ao Centro Municipal de Saúde (Postão).

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado