top of page
  • Foto do escritorRicardo Veras

'VERISSIMO' volta às telas do RS

'VERISSIMO' volta às telas do RS

Dirigido por Angelo Defanti, documentário acompanha o cotidiano do escritor nos dias que antecedem seu aniversário de 80 anos

A retomada gradual das atividades culturais no RS traz de volta às telas o aclamado longa VERISSIMO, de Angelo Defanti. Lançada originalmente no início de maio, momento máximo das inundações que atingiram todo o RS, a produção teve sua carreira comercial interrompida no Estado. Agora, o longa retorna para o público gaúcho da Capital e interior, que poderá acompanhar a rotina do pacato e genial escritor na tela grande a partir de julho de 2024. Estão previstas sessões comentadas, promoções e atividades voltadas à comunidade.


Com destaque, no dia 9 de julho, às 19h30min, acontece a primeira sessão comentada do filme no RS com a presença do diretor Angelo Defanti, Fernanda Verissimo e Jorge Furtado, na Cinemateca Capitólio. Antes, o Cine Globo de Santa Rosa exibe o longa durante a Feira do Livro da cidade, que acontece de 4 a 9 de julho.


Às vésperas de completar 80 anos, em setembro de 2016, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo se tornou o centro do documentário VERISSIMO, de Angelo Defanti (O Clube dos Anjos). O longa, que teve sua primeira exibição ao público na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros no Festival É Tudo Verdade, agora estreia em todo o país. O filme é produzido pela Sobretudo Produção, Lacuna Filmes e Canal Brasil, e a distribuição é da Boulevard Filmes em codistribuição com a Vitrine Filmes e Spcine.


O universo de Verissimo não é novidade para Defanti que, em 2022, lançou a ficção” O Clube Dos Anjos”, baseado no livro homônimo do escritor, além dos curtas “Feijoada Completa” (2012) e “Maridos, Amantes e Pisantes” (2008), ambos a partir de contos do gaúcho.


Com o documentário, Defanti mergulha não apenas na obra literária, mas na figura de Verissimo, que é um escritor bastante reservado, mas deixou que a câmera o acompanhasse durante 15 dias enquanto se aproximava de seu 80º aniversário.


O cineasta conta que a filmagem entrou no cotidiano da casa, e, como se vê na tela, toda a família participa do filme. “Durante o mês de filmagens, fui rigorosamente todos os dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante criar variações nos horários e nas atividades que registrava. Os 90 minutos do filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. A proposta inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de 80. Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax da história – guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue viver de clímax”, explica Defanti.


O diretor conta que conheceu Verissimo ainda quando era universitário, e foi pedir os direitos de um conto para fazer seu curta “Maridos, Amantes e Pisantes”. “Chegou a mim a notícia de que o Verissimo tinha gostado do curta. Foi a senha para procurá-lo a respeito de um dos grandes livros da minha formação e que poderia ser transformado no meu primeiro longa de ficção. Se eu era universitário antes, continuava universitário nessa ocasião, Verissimo muito imprudentemente me concedeu essa honra. Ao longo dos anos necessários para levantar o projeto, o destino acabou me levando muitas vezes a Porto Alegre. Não apenas ele, mas toda a família e a casa, outro personagem vital, me receberam algumas dezenas de vezes.”


Defanti descreve Verissimo como “um senhor de movimentos lentos, introvertido, não muito fã de socialização, com leve pendor ao sedentarismo”, e cuja atividade mais corriqueira era ficar escrevendo no computador. “Ele é quase um anti-personagem. O desafio era transformar a inação em algo luminoso. A estratégia foi oscilar entre uma observação muito próxima com uma investigação ampliada ao seu arredor. É um filme calmo e tranquilo, como o sujeito que examina, mas nutrido constantemente pela ideia de que uma pessoa é resultado de seu ambiente tanto quanto influencia nele. E a família Verissimo é um ambiente adorável.”


O cineasta também explica que tentou se manter o mais discreto possível na casa dos Verissimo, com uma equipe pequena composta por ele mesmo, e, eventualmente, uma outra pessoa. “Demorou muito pouco até a câmera e eu deixarmos de ser novidade e virarmos parte da paisagem da casa, como um abajur ou uma cor de parede. Estar no café da manhã um dia e no jantar no outro concedeu variação ao material, mas também baixou as guardas da família. Quando eu estava presente ou ausente, era mais ou menos a mesma coisa. Ainda que a relação tenha sido amistosa o tempo inteiro, tenho certeza que ficaram aliviados quando aquele mês chegou ao fim.”


Defanti aponta que o filme apresenta um lado de Verissimo pouco conhecido, mesmo para quem é fã de sua obra. O escritor é tímido, enquanto sua mulher, Lucia, é mais extrovertida. “O Verissimo encabulado de uma entrevista sendo tão ou mais retraído na vida eleva a observação do público a um outro patamar. Pois, se ele tem a obra irreverente da forma como todos conhecem e seus modos discrepam tanto dela, é natural buscar entrever a riqueza interior que certamente ocorre em sua mente. A persona pública e a persona íntima podem incrementar a visão sobre o autor e sua criatividade."


VERISSIMO será lançado nos cinemas brasileiros no dia 02 de maio pela Boulevard Filmes em codistribuição com a Vitrine Filmes, SPCINE e Secretaria Municipal de Cultura através do Edital no 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-metragens e apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo.


Sinopse

Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.


Ficha Técnica

Direção Angelo Defanti

Família Verissimo: Luis Fernando, Lucia Helena, Clarissa, Fernanda, Mariana, Pedro, Lucinda, Davi, Andrew, Ricardo, Mafalda (in memoriam) e Erico (in memoriam).

Direção de fotografia Angelo Defanti e Bruno Polidoro

Montagem Eduardo Aquino

Desenho e edição de som Felippe Mussel

Mixagem Bernardo Adeodato

Coordenação executiva Veronika Berg

Produtor associado Daniel Ribeiro

Produção executiva Bárbara Defanti e Diana Almeida

Produzido por Bárbara Defanti, Diana Almeida, Angelo Defanti


Sobre Angelo Defanti

Nascido em 1983 em Niterói, RJ, Angelo Defanti é diretor e roteirista.

Na TV, dirigiu os dez episódios da série documental HQ – Edição especial, para a HBO, trabalhou como roteirista de “O Caso Evandro”, série de true crime do Globoplay.

Dirigiu sete curtas-metragens, sendo dois deles baseados em contos de Luis Fernando Verissimo - “Feijoada completa” (2012) e “Maridos, amantes e pisantes” (2008) - bem como seu primeiro longa-metragem de ficção, "O clube dos Anjos", baseado no romance homônimo (publicado pela Alfaguara/Companhia das Letras).


Sobre a Sobretudo Produção

A Sobretudo Produção é uma produtora baseada no Rio de Janeiro, Brasil, liderada pelos irmãos Angelo Defanti (diretor e roteirista) e Bárbara Defanti (produtora e produtora executiva) para a produção de curtas, longas e séries, de documentário, ficção e animação.

Vem se especializando na adaptação da literatura brasileira para o audiovisual, a exemplo dos longas-metragens "O Clube dos Anjos", lançado em 2022 (baseado no romance de Luis Fernando Verissimo) e "Vento Sudoeste" (baseado no thriller de Luiz Alfredo Garcia-Roza), anunciado para 2026.

No momento finaliza o documentário "Verissimo", com estreia confirmada para o É Tudo Verdade em 2024, a ficção "Kasa Branca", estreia na direção do ator brasileiro Luciano Vidigal, e uma série para streaming ainda a ser anunciada.


Lacuna Filmes

Formada em 2006 por Daniel Ribeiro e Diana Almeida, a Lacuna Filmes é uma produtora audiovisual cujo currículo conta com mais de 200 prêmios recebidos ao redor do mundo, incluindo o Urso de Cristal no Festival de Cinema de Berlim. Seus filmes foram exibidos em importantes festivais internacionais como Mar del Plata, Havana, Cartagena, San Francisco, Biarritz, Guadalajara, Melbourne, Chicago, além dos prestigiados festivais brasileiros de Brasília, Gramado, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

O filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” conquistou prêmios importantes na 64º edição do Festival de Berlim e representou o Brasil na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro. Em 2015, a produtora lançou “O Discreto Charme de Uma Campeã” na ESPN Brasil, seguindo com o aclamado “As Duas Irenes” em 2017, que estreou no Festival de Berlim e recebeu 4 prêmios em Guadalajara. Entre 2018 e 2020, destacaram-se os lançamentos de “45 Dias Sem Você” e “Música Para Morrer de Amor”, ambos dirigidos por Rafael Gomes, além do curta documental “Acende a Luz”. Em 2023, o curta “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo” foi destaque em Tiradentes, no Frameline, entre outros festivais importante. Em 2024, a Lacuna Filmes vai lançar os longas “Verissimo” e “13 Sentimentos”, e finaliza “Amanda e Caio”.


Sobre o Canal Brasil

O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 25 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.


Sobre a Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes, em operação desde 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual sediada em São Paulo, que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras de Norte ao Sul do país.

Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de mais de 20 longas, como: Amor, Plástico e Barulho, Carro Rei, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Libelu - Abaixo a Ditadura, Legalidade, Raia 4, Proibido Nascer no Paraíso, Bizarros Peixes das Fossas Abissais, dentre outros.


Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk: Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; a Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros; e, em 2022, a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo. Na produção, o primeiro lançamento, "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, teve mais de 15 mil espectadores no Brasil.

Em 2023, a Vitrine Filmes apresenta ainda mais novidades para a produção e distribuição audiovisual. Entre as estreias do ano estão a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, do selo Manequim Filmes; o vencedor do Festival de Gramado, "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho e a indicação brasileira para o Oscar “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, com coprodução Vitrine Filmes.


--

Isidoro B. Guggiana

Assessoria de Imprensa

T 55 51 9 9923 4383

Comments


Em destaque

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page