13º Boletim do Observatório do Turismo: turismo nacional cresce 116% e internacional 42% em setembro
- yasmin veras
- há 6 horas
- 3 min de leitura

O 13º Boletim do Observatório do Turismo de Gramado mostra que setembro manteve o ritmo de crescimento dos principais indicadores do setor. O cenário é de consolidação da retomada, com destaque para o aumento dos visitantes com pernoite.
Aumento no número de visitantes
O volume de visitantes únicos* cresceu pelo quinto mês consecutivo (9%), acompanhando também o aumento no número de visitantes com pernoite, que teve elevação expressiva em setembro (13%). O total de pernoites no município manteve-se em patamar elevado, com oito dos nove primeiros meses de 2025 superando a marca de 600 mil pernoites mensais.
Crescimento global: seis meses seguidos de alta no fluxo internacional
Outro destaque foi o desempenho dos visitantes internacionais, que apresentaram o sexto mês seguido de crescimento, com expressiva participação do mercado uruguaio (37,3% do total), superando a Argentina, tradicional principal emissor. O resultado reflete o alcance global de Gramado e o fortalecimento das ações da Secretaria de Turismo no mercado uruguaio, que vem respondendo de forma cada vez mais expressiva às iniciativas de promoção do destino.
São Paulo se aproxima da liderança nacional e Caxias do Sul mantém ritmo de crescimento
Em setembro, manteve-se a tendência de crescimento no número de visitantes com origem em outros estados, com alta de 116% em relação ao mesmo mês de 2024, o sexto mês consecutivo de avanço nesse indicador. São Paulo segue na liderança entre os emissores nacionais pelo quarto mês seguido, aproximando-se do primeiro lugar no acumulado do ano. O desempenho reforça a reconexão aérea e o fortalecimento das ações de promoção nacional de Gramado.
Entre os mercados gaúchos, Caxias do Sul se destaca pelo 15º mês consecutivo de crescimento, registrando alta de 13% em relação a setembro de 2024 e de 44% frente a 2023. Esse resultado evidencia o avanço da conectividade regional e o impacto positivo das campanhas promocionais direcionadas ao público do estado.
Hospedagem em alta: empregos crescem pelo sexto mês seguido em Gramado
O setor de hospedagem segue em expansão, com aumento contínuo do número de empregos formais, crescimento mantido pelo sexto mês seguido em 2025. No comparativo 2025/2024, a média mensal de empregos formais em Hospedagem, Alimentação e Agenciamento apresentou um crescimento de 1,9%.
Também se observa avanço no número de empreendimentos regulares no Cadastur, que registra recorde histórico, indicando a formalização e fortalecimento da rede de serviços turísticos de Gramado.
“Esse conjunto de indicadores mostra que Gramado está em um ciclo consistente de crescimento e qualificação do turismo. Mesmo em um cenário com menos feriados e feriadões, o turismo segue apresentando melhora consistente nos principais indicadores. Isso mostra a força do destino e o trabalho conjunto entre o poder público e o trade para manter o município atrativo o ano todo, com uma atividade turística mais sólida e sustentável”, avalia o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.
O Observatório do Turismo de Gramado segue acompanhando mensalmente os dados e tendências do setor, oferecendo informações estratégicas para o planejamento e o desenvolvimento de um turismo cada vez mais inteligente, sustentável e conectado à realidade do município e região.
O boletim completo e outras edições podem ser acessados em:
*Visitantes únicos: pessoas diferentes que visitaram Gramado durante o mês, permanecendo pelo menos 30 minutos no município. São excluídos da contagem os residentes e os visitantes regulares. Nesse total estão incluídos tanto os turistas, que pernoitam, quanto os excursionistas, que visitam apenas durante o dia. O cálculo é realizado a partir da contagem de celulares únicos que se conectaram à rede do município, desconsiderando aqueles que permanecem mais de 14 dias no mês.
**Pernoite: contabilizada quando a pessoa fica a maior parte da noite no município e também é observada aqui no dia seguinte. Inclui tanto pessoas que vêm de grandes distâncias quanto de regiões próximas, desde que fiquem pelo menos uma noite. Neste dado, a abordagem captura visitantes hospedados em hotéis, pousadas, imóveis de aluguel por temporada e casas de segunda residência. Isso garante uma visão mais realista da dinâmica do turismo em Gramado, permitindo estratégias mais assertivas para o setor.
Foto: Cleiton Thiele

_PNG.png)
.png)










Comentários