top of page

“Caixinhas do Mundo”: exposição revela história e cultura por meio de caixinhas de fósforo

  • Foto do escritor: yasmin veras
    yasmin veras
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

De 3 a 26 de fevereiro, a Secretaria de Cultura de Gramado apresenta a mostra “Caixinhas do Mundo – Uma Viagem Pelo Mundo Através de Caixinhas de Fósforo”, do colecionador Manú Gonçalves. Ao longo de 40 anos dedicados ao filumenismo – arte de colecionar embalagens de fósforos –, Manú reuniu uma coleção fascinante que convida o público a uma jornada visual e cultural.


As centenas de caixinhas expostas vêm de diferentes países e épocas, revelando aspectos do design gráfico, costumes locais, propaganda, registros históricos e até traços de regimes políticos. Cada peça é uma cápsula do tempo, revelando curiosidades e contextos de diferentes sociedades.


A exposição acontece no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen (Rua Leopoldo Rosenfeld, nº 818), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h50 e das 13h às 17h. Paralelamente, o público também pode conferir a mostra “Rostos do Mundo”, da artista Bel Barros, que retrata a diversidade e a expressão humana por meio da pintura a óleo.

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page