top of page

Canela recebe projeto Palcos Amefricanos RS nesta quinta-feira, dia 26

  • Foto do escritor: Ricardo Veras
    Ricardo Veras
  • 25 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

A Secretaria de Turismo e Cultura de Canela, por meio do Departamento de Cultura, é apoiadora institucional do projeto que traz para o município os espetáculos Palcos Amefricanos RS: Circulação Sopaporiki e Girafa da Cerquinha. As exibições serão apresentadas nesta quinta-feira, dia 26, no Espaço Nydia Guimarães em Canela.


As apresentações são performadas pelo poeta e músico Richard Serraria, com direção do diretor teatral Leandro Silva. O projeto Palcos Amefricanos RS está sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, através do Edital Sedac nº 26/2024 – Artes Cênicas. Os espetáculos são abertos à comunidade e têm entrada gratuita.



SOBRE OS ESPETÁCULOS


Sopaporiki é um espetáculo musical tambor centrado, criado e performado por Richard Serraria com direção cênica de Leandro Silva, em que a presença do Sopapo, instrumento musical e também artefato político ligado ao povo negro do Rio Grande do Sul costura a narrativa, exigindo adequação do performer e poeta às diferentes linguagens artísticas mobilizadas para a materialização do espetáculo. Com seu conteúdo amefricano, afirma a potência das epistemologias negras no Brasil atual, num acúmulo de pesquisas e atuações em torno do tambor de sopapo e a contribuição negra na literatura e na música, ou ainda junto ao encontro com a poesia dos orikis da matriz iorubá da África.



Girafa da Cerquinha é um reconto de uma história entoada originalmente pela mestra griô Sirley Amaro. Conta a fábula da girafa, animal que teria vindo da África num navio e que escolhe ir para Pelotas no bairro da Cerquinha, cidade em que havia um carnaval burlesco com nomes de bichos. Uma recontação de história infantil com o tambor sopapo sendo tocado de maneira continuada envolvendo a criançada numa vivência lúdica com as batidas características do grande tambor negro gaúcho (Ijexá, Adarun, Aré do Bará, Congadas RS, Samba Cabobu, Candombe uruguaio gaúcho e Milongón).



PROGRAMAÇÃO


14h30 – Apresentação Girafa da Cerquinha e Oficina Tamboralituras


19h – Apresentação Sopaporiki e Oficina Tamboralituras

Foto: Dinarci Borges

Comentários


Em destaque

© 2025 Paralelo 29 Comunicação e Artes Ltda - Notícias VG

  • Instagram
  • Facebook

Email enviado!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

bottom of page